terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Janeiro registra 75 assassinatos na região metropolitana de São Luís

POR GABRIELA SARAIVA (JP)
 
O primeiro mês de 2013 registrou 75 assassinatos na Grande São Luís. Comparado com janeiro de 2012, quando foram somadas 59 mortes, houve um acréscimo de mais de 25% nas ocorrências. Esse resultado foi obtido por meio de levantamento baseado nas matérias publicadas pelo Jornal Pequeno e em informações contidas no site da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
 
Dos 75 assassinatos, 47 correram com o uso de arma de fogo, 23 com o de arma branca e 5 com outros meios. Do total de ocorrências, 54 aconteceram em São Luís, 10 em São José de Ribamar, 5 em Paço do Lumiar e 5 na Raposa. O bairro considerado mais violento é Bairro de Fátima, com 3 mortes, seguido da Vila Mauro Fecury, Coroadinho, Bacurizal (Raposa), Vila Conceição (Altos dos Calhau), Vila São José (São José de Ribamar), Calhau, Alemanha, Estiva, Cidade Olímpica, Pedrinhas, Centro e João Paulo, com dois registros cada.
 
Entre as vítimas, 73 eram homens e duas eram mulheres. Deusenilce Costa Pereira, de 32 anos, foi assassinada com o uso de arma branca, no dia 7, durante o aniversário do próprio filho, na Ilha da Paz (área da Vila Mauro Fecury I). O autor do crime foi preso logo em seguida. Maria da Conceição Belfor, de 50 anos, foi encontrada morta no interior de sua residência, com sinais de violência, no dia 14. A polícia acredita que ela tenha sido vítima de um latrocínio – roubo seguido de morte.
 
O maior número de assassinatos ocorridos em janeiro teve como vítimas pessoas na faixa etária acima de 22 anos, com total de 50 mortes. Entre a idade de 16 a 22 anos, a soma foi de 21 casos. Abaixo dos 16 anos ocorreram três registros. Três corpos ainda permanecem sem identificação no Instituto Médico Legal (IML).
 
Crimes de destaque – Além dos assassinatos já mencionados acima, também merecem ser destacados outros cinco casos. O primeiro deles é o que vitimou Heval Camilo Lima Silva, o ‘Miau’, de 26 anos. Ele foi assinado a tiros, no dia 21, na Vila Mauro Fecury I. O crime teria sido praticado por dois ou mais homens que estavam em uma caminhonete branca. Na ocasião, um menino de cinco anos também foi baleado e foi socorrido. ‘Miau’ estava sendo procurado pela Justiça pela prática de vários homicídios. Ele também era acusado de envolvimento em assaltos na cidade.
 
Foram destaques, ainda, as mortes de Rodrigues Tavares Tito, de 19 anos, e Pedro Lima Oliveira, o ‘Locinha’, de 45 anos. Eles foram linchados, por populares, no dia 7, no Alto do Farol, depois de terem matado o comerciante Valdick Carvalho da Silva, no dia anterior. Também no dia 7 ocorreu o crime que vitimou o assaltante Auclines de Menezes Costa, conhecido como ‘Piauí’, de 39 anos, morto a tiros por uma advogada que reagiu a uma saidinha bancária, praticada por ele na porta do Bradesco da Avenida dos Holandeses, no Calhau.
 
Outro crime de grande repercussão na imprensa foi a morte do sargento Gilmar Santana Cruz de Azevedo, de 48 anos, ocorrida no dia 15. A vítima foi assassinada com um tiro no olho, quando se encontrava na Avenida Paraíso, no interior de um ônibus que faz linha para o Jardim Tropical, retornando para sua casa, no mesmo bairro. Três homens, suspeitos de envolvimento na morte do militar, foram presos (Carlos George Rabelo Frazão, Pedro Ricardo Sousa e Jackson Dutra Ataíde) e Paulo Henrique Rabelo Frazão – o ‘Pé de Bola’ morreu em confronto com a polícia.
 
A morte do assistente de estúdio da TV Cidade, Wadson Costa da Silva, de 32 anos, conhecido como ‘Cof Cof’, também foi destaque na imprensa. Ele foi morto com cerca de nove tiros, na Praça da Saudade, na Madre Deus. O crime teria sido praticado por dois homens, que ocupavam um carro preto. Segundo a família da vítima, Wadson teria um relacionamento com a ex-namorada de um presidiário, e por esta razão a polícia investiga a possibilidade de crime passional.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...