quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, recebe lideranças indígenas do Tapajós

Imagem 
 
O Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, garantiu às lideranças da tribo indígena Mundurukus, por ele recebidas na manhã desta quarta-feira, na sede do Ministério, que o aproveitamento hidrelétrico do Rio Tapajós, em fase de estudos pelo governo federal, “será um modelo para o mundo em termos de preservação do meio ambiente e de respeito aos povos indígenas”.
Foi o segundo contato, em dois dias, do Ministro de Minas e Energia com os índios mundurukus. Na tarde de terça-feira, eles participaram de uma reunião no Ministério da Justiça, com a presença de Lobão e do Ministro José Eduardo Cardoso. Eles cobraram providência s do Ministro da Justiça em relação à morte de um índio em confronto com policiais federais, em novembro do ano passado, na divisa dos estados do Mato Grosso e Pará.
“Não podemos abrir mão das hidrelétricas, que são uma fonte de energia limpa e renovável”, afirmou Lobão, que, em seguida, detalhou o conceito de usinas plataformas, idealizado, segundo ele, para áreas de proteção ambiental, como é o caso de Tapajós, onde há baixo índice de ocupação humana.
As usinas plataforma representarão, segundo o ministro, “um incentivo para a sustentabilidade e a conservação ambiental permanentes daquela região”. Lobão explicou que a área construída será mínima, sem que vilas ou cidades possam surgir após o período de construção da usina. Informou que cada área afetada será recomposta, com o aproveitamento das habilidades e conhecimentos da população local.
De acordo com o relato do Ministro, o transporte de equipamentos, material e pessoal das usinas plataforma será feito de preferência pelos rios, para evitar ao máximo a abertura de estradas. Na conclusão das obras, segundo afirmou, serão retirados todos os maquinários, construções e pessoal que não sejam indispensáveis à obra.
Depois de ouvir as lideranças da caravana Munduruku, que manifestaram preocupação com a construção de hidrelétricas na região amazônica, o Ministro determinou que técnicos do Ministério prosseguissem a reunião, prestando esclarecimento adicionais aos índios. Participaram do encontro, o Secretário Executivo Adjunto do MME, Francisco Romário Wojcicki; o Diretor de Geração da Eletrobras, Valter Cardeal; o representante da Secretaria Geral da Presidência da República, Thiago Garcia e a diretora da Funai, Maria Augusta Assirati.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...