quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Valéria Leal e Secretária de Saúde participam de Encontro estadual em são Luis

Prefeita Valéria Leal.
                                           Prefeita Valéria Leal.

A prefeita de Araioses, Valéria Leal (foto) acompanhada da Secretária de Saúde do município, Dra. Maria José Pereira Coutinho, encontra-se em São Luis onde no momento  participam   nesta terça-feira (19)  do encontro de prefeitos e secretários municipais de saúde, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão.

O evento está sendo realizado no Hotel Luzeiros, e tem como objetivo discutir a macro-alocação dos recursos de média e alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS) do Maranhão que vão constar da Programação Geral de Ações e Serviços de Saúde (PGASS).
Dra. Coutinho, Secretária de Saúde.
Dra. Coutinho, Secretária de Saúde.

Em  quase dois meses de governo, a  prefeita Valéria Leal  tem buscado,  junto aos governos estadual e federal  recursos para a saúde de Araioses, confiante do apoio que receberá  do governo estadual, através do secretário de estado da saúde, Ricardo Murad.

A Dra. Maria José Pereira Coutinho (foto), além de secretaria de saúde de Araioses, participa do encontro  como vice-presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde – COSEMS-MA na região, membro titular da Comissão Intergestores Bipartite – CIB  e Coordenadora da Comissão Intergestores Regional – CIR-Chapadinha, formada por 14 municípios

Durante o encontro, serão definidos o Pacto de Indicadores  da Atenção Primária (Cispacto), na qual as ações de atenção básica e vigilância em saúde serão financiadas pelo Piso de Atenção Básica (PAB), a que todos os municípios terão direito.

O secretário estadual de saúde, Ricardo Murad, deu início aos trabalhos com a palestra sobre a situação da média e alta complexidade do Estado e dos municípios maranhenses.

Já o subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite, falará sobre a expansão da média e alta complexidade e as novas redes temáticas do Ministério da Saúde.

Também serão abordados temas como: a situação da vacinação antirrábica no Maranhão e a responsabilidade dos gestores, redes de Urgência, Emergência e Rede Cegonha (desenvolvida pelo Ministério da Saúde e operacionalizada pelo SUS) que tem como objetivo, humanizar e dá uma maior assistência às mulheres, recém-nascidos e crianças no acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal.


Por CN1/Luis Carlos Júnior

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...