quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Definidas ações para resolver transtornos com a chuva

Por São Luís - Em 14/02/2013

Limpeza e desassoreamento de canais, retirada de famílias de áreas de risco, fornecimento de cestas básicas e colchões para as famílias que sofreram com os alagamentos provocados pela forte chuva, nos últimos dias. Essas são parte das ações emergenciais desenvolvidas pela Prefeitura de São Luís.
 
Uma série de ações de curto e médio prazo foram definidas na tarde desta quinta-feira (14) durante reunião entre o prefeito Edivaldo Holanda Júnior com titulares e adjuntos das secretarias de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Assistência Social e da Criança e do Adolescente (Semcas), Urbanismo e Habitação (Semurh), Segurança com Cidadania (Semusc) e Comunicação (Secom). O plano de contingência, que envolve parte das secretarias de governo, será apresentado na próxima semana.
 
Durante esta quarta e quinta-feira, equipes de governo percorreram os pontos alagados ou com risco de desmoronamento. "Ao longo do dia de ontem e hoje percorri vários pontos da cidade onde houveram prejuízos e reunimos aqui as secretarias para estabelecermos metas que serão desenvolvidas até este sábado", explica o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.
 
O levantamento da Defesa Civil Municipal, órgão vinculado à Semusc, mostra que cerca de 270 famílias foram afetadas pela chuva. Os dados incluem as áreas da Cidade Operária, São Raimundo, Anil, Coroadinho e Cidade Olímpica. A coleta de informações sobre a situação das famílias está sendo realizada em conjunto com a Semcas.
 
"Já temos equipes da Secretaria de Assistência Social trabalhando junto com a Defesa Civil em todas as áreas atingidas. Elas fazem a identificação das famílias para, além de abrigo e alimentação, incluí-las em programas de moradia", explica a secretária-adjunta da Semcas, Andrea Lauande.
 
Para dar celeridade às ações desenvolvidas pela Semosp nas áreas atingidas haverá um aumento na quantidade de máquinas que realizam os trabalhos. Já a Semurh, por meio da Blitz Urbana, está intensificando as ações preventivas e repressivas para evitar a reincidência dos transtornos ocasionados pela chuva.
 
"A Secretaria de Urbanismo está trabalhando na regularização fundiária e através da Blitz Urbana identificando eventuais construções irregulares que possam contribuir para ocorrência de tragédias, como as que já estão acontecendo, por conta disso, essas construções serão removidas", informa o secretário de Urbanismo, Felipe Camarão.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...