Maior hospital de urgência e emergência de São Luís
divulga balanço de atendimentos realizados no Carnaval
O Hospital Municipal Djalma
Marques (HMDM) realizou aproximadamente 793 atendimentos durante o feriado de
Carnaval. O balanço tem como base os procedimentos executados a partir de
meia-noite de sábado, 09, até as primeiras horas desta quarta-feira, 13.
Pela primeira vez está sendo
realizado um levantamento no número de procedimentos, por isso não há uma
comparação com os dados dos anos anteriores. Os números mostram o êxito dos
serviços de urgência e emergência oferecidos pela Prefeitura de São Luís, por meio
da Secretaria de Saúde (Semus), à população durante o período carnavalesco.
Os principais motivos da procura
pela emergência do Socorrão I foram vítimas de acidentes de trânsito, vítimas
de agressão física, vítimas de arma de fogo, vítimas de arma branca, vítimas de
queimaduras, vítimas de agressão por assalto e vítimas de quedas.
Os demais atendimentos de casos
de clínica médica foram recebidos pelo Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do
Socorrão I, que funcionou de forma integral durante os quatro dias de carnaval.
Entre as causas da procura pelo hospital estavam pacientes com alergia, dores
de qualquer tipo, asma, diarreia, epilepsia, febre, pressão arterial, tosse e
vômito. Diante de todos os atendimentos foram contabilizadas duas mortes, uma
por arma de fogo e outra vítima de acidente de trânsito.
Durante o período carnavalesco o
hospital reforçou seu estoque no banco de sangue, o que possibilitou a oferta
de acordo com a demanda prevista para feriado. O Socorrão I preparou um esquema
de trabalho que disponibilizou reforço em toda a equipe assistencial, com
médicos, equipe de enfermagem e suporte.
O diretor geral do hospital,
Yglésio Moyses, afirmou que o balanço do Carnaval de 2013 foi positivo. Segundo
ele, isso se deve à qualidade e agilidade do serviço prestado pela equipe do
Socorrão I, que envolve desde raios-x, centro cirúrgico, médicos, enfermeiros,
técnicos de enfermagem e maqueiros. "Prestamos um serviço mais eficiente à
população. Elevamos o número de profissionais para trabalhar nessa data
festiva", revelou o diretor.
Marcelo Rosa, diretor
administrativo que esteve de plantão no hospital durante os quatro dias de
carnaval, junto com Yglésio Moyses, contou que “tudo transcorreu dentro da
expectativa, sem maiores problemas”. Os diretores ainda aproveitaram para
destacar que de acordo com a preparação prévia não ocorreu uma superlotação dos
corredores do hospital. “Passamos a fase mais crítica com certa tranquilidade”,
concluiu.
Óbitos
decorrentes do Carnaval
Apesar de 102 procedimentos cirúrgicos realizados
no período, número considerado alto, houve apenas dois óbitos. O diretor geral,
Yglésio Moyses destacou o trabalho eficiente de toda a equipe do Socorrão I como
determinante para essa baixa mortalidade no período de Carnaval.
"Além do nosso planejamento estratégico, a
qualidade de todos os funcionários do Hospital fez a diferença. Aqui, há
necessidade de se destacar o trabalho das equipes cirúrgicas, pois nesse
período as causas traumáticas predominam e justamente esse brilhante trabalho
colaborou para que tivéssemos apenas dois óbitos no período carnavalesco",
completou.
Campanha de doação
No próximo dia 20 de fevereiro, o
Socorrão I vai realizar uma campanha de doação de sangue para que o banco de
sangue do Hemomar e do hospital seja reposto. A parceria foi solicitada no
final de janeiro.
Balanço de atendimentos por dia:
Dia 9 (sábado): 161 atendimentos
Dia 10 (domingo) 190 atendimentos
Dia 11 (segunda-feira) 187
atendimentos
Dia 12 (terça-feira): 204
atendimentos
Dia 13 (quarta-feira) até as 16h:
320 atendimentos
Nenhum comentário:
Postar um comentário