quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Defesa Civil entrega doações a famílias afetadas pela chuva na Vila Militar

Por São Luís, SEMUSC - Em 21/02/2013



A Defesa Civil realizou na manhã desta quinta-feira (21) entrega de donativos para famílias afetadas pela chuva na Vila Militar, Santa Bárbara. As doações foram entregues ao líder comunitário Max Müller, presidente da Associação de Moradores, que irá distribuir as doações conforme as necessidades da comunidade. Cem famílias da Vila Militar sofreram com o período chuvoso.
No local, algumas casas desabaram por conta da força da chuva. Abrigos estão sendo montados para proteger as famílias. Parte das doações advém da campanha “Coração Solidário”, organizada pelo Sampaio Correa para ajudar as famílias afetadas, e consistem em alimentos não perecíveis, material de higiene, roupas, calçados e garrafões de água mineral.
Segundo a superintendente da Defesa Civil, Elitânia Barros, em menos de 15 dias, desde que a campanha de arrecadação começou, mais de mil peças de roupa e cerca de 400 kg de alimento foram recebidos.
“Sabemos que não é suficiente para ajudar tantas famílias prejudicadas, por isso devemos tornar isso uma ação conjunta com a população. Contamos com a ajuda de todos para minimizar esse problema”, disse.
A dona de casa Lena, 28, moradora da Vila Militar, destacou a importância das ações da Prefeitura e Defesa Civil durante este período. “Tudo que nós tínhamos a chuva levou. Depois de tanta dor, é bom saber que temos com quem contar e que temos um prefeito que se importa com a gente”, afirmou.
O sentimento é compartilhado por Rayanna Souza, autônoma, que diz se sentir acolhida pela nova gestão. “O prefeito já veio aqui saber como as coisas estavam. Isso nos deixa felizes e nos faz sentir protegidos”, concluiu.
A arrecadação de donativos teve sede na Defesa Civil e contou com o apoio das secretarias da Criança e Assistência Social (Semcas), Segurança com Cidadania (Semusc) e Segurança Alimentar (Semsa). Além da Vila Militar, comunidades do Anil e Cidade Olímpica também estão sendo beneficiadas com doações, que poderão ser realizadas até o fim do período chuvoso.
 

Teatro Municipal recebe esta semana grandes produções culturais da cidade

 

Por São Luís - Em 21/02/2013

O Teatro da Cidade de São Luís será palco de duas grandes produções culturais da cidade nesta sexta (22) e sábado (23). O primeiro, um espetáculo, protagonizado por crianças e jovens, fruto de projetos sociais do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN) e, o outro, o lançamento de um documentário do cineasta maranhense Denis Carlos. Ambos, com entrada gratuita, recebem apoio da Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação de Cultura (Func).

Na sexta-feira (22), às 18 horas, o projeto “Arte Erê” do CCN, habitará o Teatro com o espetáculo “Erês em Cena”. Resultado de uma parceria com o projeto Criança Esperança, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Rede Amiga da Criança. O CCN apresentará o produto de um trabalho de promoção à cidadania por meio da dança, música e artesanato, o qual envolve cerca de 60 crianças e jovens do João Paulo, Liberdade e bairros adjacentes.

Todo o aprendizado, criatividade e talento desses artistas mirins já renderam, em quase dois anos, diversos prêmios por seus trabalhos. Para o coordenador de Programas do CCN, Caoca Cruz, a realização do espetáculo é muito mais que o resultado de um trabalho artístico-pedagógico.

“Temos a missão de contribuir para a inclusão social dessas crianças e adolescentes em situação de risco social. O projeto procura dar a elas a oportunidade de ter uma nova relação com a vida e com sua identidade étnico-cultural”, frisou Cruz.

Já no sábado (23), às 19 horas, o Teatro abrigará a exibição do documentário “Quem toma conta dá conta”, do diretor de cinema e músico Denis Carlos. O longa foi produzido entre os anos de 2004 e 2011, e aborda os bois encantados do terreiro Fé em Deus, da mãe Elzita. Durante esses sete anos, o trabalho antropológico que iniciou de forma simples, ganhou o status de documentário.

“Inicialmente não tive a intenção de fazer um documentário. A mesma surgiu após alguns anos de convívio com a casa, quando percebi que o material reunido havia força o suficiente pra se transformar num documentário, então comecei a empreitada”, afirma Denis Carlos.

A obra foi aprovada no edital universal de apoio à cultura maranhense da Secretaria de Estado da Cultura. De acordo com o projeto, 500 cópias serão disponibilizadas ao público ao preço simbólico de dez reais.

O Teatro da Cidade de São Luís, antigo Cine Roxy, fica localizado na Rua do Egito, Centro, e está aberto à comunidade sociocultural de São Luís “para a promoção de encenações teatrais, apresentações de canto lírico e popular, exibições de músicas orquestradas, de canto coral, de trabalhos audiovisuais, palestras, convenções de naturezas diversas e outros eventos socioculturais”, como está especificado na sua Lei de criação nº 5.604, de 18 de janeiro de 2012.

SERVIÇO

Dia 22/02 (sexta-feira)
Evento: Espetáculo “Erês em Cena”
Horário: 18 horas
Produção: Centro de Cultura Negra do Maranhão
Local: Teatro da Cidade de São Luís, antigo Cine Roxy (Rua do Egito, Centro)
Ingressos: entrada gratuita

Dia 23/02 (sábado)
Evento: Lançamento do Documentário “Quem toma conta dá conta”
Horário: 19 horas
Produção: Denis Carlos
Local: Teatro da Cidade de São Luís, antigo Cine Roxy (Rua do Egito, Centro)
Ingressos: entrada gratuita


 

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...