terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Centro de Atenção à Pessoa com Deficiência será implantado

Por São Luís - Em 26/02/2013

O Centro-Dia de Referência da Pessoa com Deficiência e Residências Inclusivas está em fase de implantação em São Luís. A unidade é destinada à atenção integral durante o dia para tratamento da pessoa com deficiência dependente de alguma substância química. O projeto integra o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência "Viver Sem Limites" e conta com a participação do Governo Federal, Estadual e Municipal.
"Tudo o que compete ao município já foi levantado, inclusive o termo de convênio junto ao Centro Educacional São José Operário, onde funcionará o Centro-Dia, já está em trâmite", explica a secretária adjunta de Proteção Especial da Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas), Andreia Everton Lauande.
A expectativa é que os investimentos sejam concretizados em breve, uma vez que o recurso federal já foi direcionado e o co-financiamento do governo estadual depende apenas de trâmites burocráticos no Banco do Brasil. O anúncio da implantação do Centro ocorreu nesta segunda-feira (25) durante reunião entre membros da Semcas e representantes do Fórum Maranhense das Entidades de Pessoas com Deficiência e Patologias.
O encontro foi coordenado pela titular da Semcas, Deborah Baesse, que junto com sua equipe respondeu às demandas apresentadas pelo Fórum. Além da implantação da unidade de tratamento para dependentes, também foram repassadas informações sobre as Residências Inclusivas, os contemplados no programa "Minha Casa, Minha Vida" e a estratégia de mobilização da Semcas nos dias nacional e internacional da pessoa com deficiência.
Além do Centro-Dia, as Residências Inclusivas também são parte do Plano Nacional "Viver Sem Limites". A coordenadora do Serviço de Reabilitação da Pessoa com Deficiência da Semcas, Elcilene Gonçalves, esclareceu que as Residências são um instrumento de abrigo e que, ao contrário dos Centros-Dia, nenhum recurso foi aberto, até agora, para os municípios nordestinos.
 
MINHA CASA, MINHA VIDA
Quanto aos contemplados no programa "Minha Casa, Minha Vida", está sendo feito um levantamento com dados sobre a identificação de quantas e quais pessoas foram contempladas nos sorteios. O preenchimento incompleto de alguns dossiês ocasionou problemas junto à Caixa Econômica Federal e muitos casos estão sendo revistos, com a realização de novos contatos para conclusão do processo. A previsão é que esses dados estejam disponíveis até a primeira quinzena de março.
A titular da Semcas, Deborah Baesse, esclarece que não serão criadas novas ações do programa até que a pasta conclua o básico exigido pela política pública de Assistência Social. "Neste primeiro ano, não criaremos novas frentes, mas, com os pés no chão, buscaremos atender à política [do programa] com monitoramento dos indicadores. Em seguida, com a participação dos movimentos sociais, daremos novos passos", declarou.
Deborah Baesse informa que a Secretaria trabalha um instrumento para padronizar relatórios a fim de garantir informações precisas e verídicas de dados de atendimento, cuja consolidação deve acontecer a cada quatro meses.
 
PARCERIA
Ainda durante o encontro desta segunda-feira (25), a Semcas e o Fórum das Pessoas com Deficiência firmaram parceria para melhor atendimento das demandas do segmento como inclusão da Secretarias no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Outra parceria importante é o compartilhamento das ações de mobilização nos dias nacional e internacional da pessoa com deficiência que será realizado nos dias 3 de dezembro e 21 de setembro, respectivamente.
De acordo com o assessor jurídico do Fórum, Marcio André Azevedo, a reunião foi positiva porque demonstrou a preocupação da Semcas com a política voltada para a pessoa com deficiência. "Esperamos que os frutos logo apareçam e que os projetos sejam ampliados e os já existentes sejam melhorados", destacou o assessor.
Atualmente, a Secretaria mantém dois polos de atendimento, que ficam nas áreas que mais concentram pessoas com deficiência em São Luís: na região Itaqui-Bacanga, com a Casa Brasil no Anjo da Guarda; e no Centro Educacional São José Operário, na Cidade Operária.
Os serviços oferecidos a este público incluem sessões de linguagem, terapia ocupacional, atendimento com assistentes sociais, aulas de capoeira, dança, música e informática. No mês de janeiro, foram registrados cerca de 170 atendimentos.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...