segunda-feira, 17 de março de 2014

Projetos oferecem oportunidades a estudantes de escolas públicas

Jovens estudantes de escolas públicas do Maranhão que desejam aprimorar os seus conhecimentos de idiomas ou vivenciar experiências ligadas à política e democracia brasileira têm, a partir desta segunda-feira (17), duas excelentes oportunidades de participação em ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), e pela Câmara dos Deputados.
 
A primeira delas é ofertada pelo Centro de Idiomas do Maranhão (CEIMA), que disponibilizará 700 vagas de cursos de inglês, nos turnos vespertino e noturno, exclusivas a estudantes e egressos de escolas públicas do Maranhão.
 
Além dos cursos, nesta segunda-feira (17), também estarão abertas as inscrições ao Parlamento Jovem Brasileiro 2014, que selecionará três estudantes maranhenses para vivenciar a rotina do poder legislativo federal durante uma semana.
Centro de Idiomas
 
Os interessados em participar dos cursos de inglês deverão se dirigir ao CEIMA, que fica localizado na Unidade Integrada Raimundo Correia, na Rua Rio Branco – Centro, na segunda (17) e terça (18), portando cópias do RG e CPF; foto 3×4; declaração de vínculo regular ou conclusão do ensino médio em escola pública; além do valor de R$ 75,00, referente ao custo dos materiais didáticos, e que será pago no ato da matrícula.
 
O curso será dividido em seis módulos de 60h cada, totalizando 360h em três anos. Ao final do período, os alunos que obtiverem rendimento satisfatório receberão certificado de conclusão de curso de língua estrangeira emitido pela Ufma, de valor igual àqueles obtidos nos cursos de língua convencionais.
 
Com as modalidades de inglês básico, médio e avançado, as aulas serão ministradas uma vez por semana com turmas de 25 alunos, distribuídos em três salas de aula, atendendo a 150 alunos dia, nos turnos vespertino e noturno. Os instrutores serão estagiários do curso de letras, que serão selecionados pela Ufma.
Parlamento Jovem Brasileiro
 
O programa é uma oportunidade para que jovens cidadãos brasileiros possam conhecer e experimentar, durante cinco dias, a jornada de trabalho dos deputados federais. O PJB é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens.
 
Durante o período da Legislatura prevista para os estudantes, eles podem propor projetos de lei, que, na medida do possível, seguirão os trâmites regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.
 
Para concorrer ao Parlamento Jovem os alunos deverão ter entre 16 e 22 anos, estar cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio e criar projeto de lei, que deverá ser apresentado na secretaria de sua escola, juntamente com a ficha de inscrição e documentação pessoal. As inscrições vão de 17 de março a 23 de maio de 2014.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...