quinta-feira, 27 de março de 2014

Prefeitura e CGU lançam projeto na área de educação

O lançamento do projeto “Um por todos e todos por um -Pela ética e cidadania!” foi realizado na manhã desta quinta-feira (27), no auditório do Tribunal de Contas da União (TCU). O projeto - que atenderá estudantes de 22 unidades de Educação Básica - é de iniciativa da Controladoria Geral da União (CGU) e conta com a parceria da Prefeitura de São Luís e do Instituto Cultural Maurício de Sousa na execução.
 
O objetivo do “Um por todos e todos por um - Pela ética e cidadania!” é disseminar entre crianças e jovens valores relacionados à participação social, democracia, autoestima, respeito à diversidade, responsabilidade cidadã e interesse pelo bem-estar coletivo. Conceitos como autoestima, inclusão social, democracia e interesse público também serão trabalhados ao longo do desenvolvimento do projeto que conta ainda com a participação da comunidade e de familiares dos educandos.
 
“O projeto vai nos auxiliar a formar uma cultura ética e cidadã entre crianças e jovens que estudam na rede municipal de ensino. Ao final desse processo, queremos que nossos estudantes acolham os valores propostos e possam ser cidadãos destacados futuramente”, destacou o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, na mesa de abertura do evento. Na edição de 2014, a pretensão da Controladoria é alcançar aproximadamente 100 mil estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais situadas nas capitais do país com o desenvolvimento do projeto.
 
Durante a execução do projeto, a sensibilização do público sobre temas relacionados à gestão do Estado e à organização da sociedade será realizada a partir do universo lúdico e fantástico dos personagens da Turma da Mônica. “Resgatar valores como ética e cidadania é necessário para que tenhamos uma sociedade ciente dos seus direitos e deveres. Se esse trabalho de resgate for realizado ainda na escola, com material apropriado, creio que os resultados serão bem mais proveitosos”, avaliou o gestor da Unidade de Educação Básica Henrique de La Rocque, José Maria Alves Silva.
 
Opinião semelhante expressou o coordenador dos Programas de Prevenção da CGU na área de Educação, George Santana, durante pronunciamento na solenidade de lançamento do “Um por todos e todos por um”. “Esse projeto é belíssimo, porque trabalha com a prevenção. É através da formação cidadã de crianças e jovens que conseguiremos ter uma sociedade mais ética e cidadã. A Prefeitura de São Luís está de parabéns por possibilitar a participação dos seus estudantes neste Projeto”, declarou.
SOLENIDADE
 
Após a mesa de abertura do evento, foi realizada a assinatura simbólica do termo de adesão das 22 unidades de Educação Básica ao projeto pelo gestor escolar José Maria Alves Silva. O evento prosseguiu com a realização de uma palestra sobre “Ética e Cidadania no Currículo Escolar” e com a apresentação do “Um por todos e todos por um” aos gestores escolares e coordenadores pedagógicos das escolas contempladas com a execução do Projeto.
 
Além do secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, e do coordenador dos Programas de Prevenção da CGU na área de Educação, George Santana, também estiveram presentes na solenidade o secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) no Maranhão, Alexandre José Caminha Walraven; a secretária adjunta de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Áurea Prazeres; e a superintendente da área de Ensino Fundamental da Semed, Maria de Jesus Gaspar Leite.
ESCOLAS CONTEMPLADAS COM A EXECUÇÃO DO PROJETO
 

1 - U.E.B. Mário Andreazza
  2 - U.E.B. Newnton Neves
  3 - U.E.B. Sá Valle
  4 - U.E.B. Monsenhor Frederico Chaves
  5 - U.E.B. Camélia Viveiros
  6 - U.E.B. João Lima Sobrinho
  7 - U.E.B. Rivanda Berenice
  8 - U.E.B. Darcy Ribeiro
  9 - U.E.B. João do Vale
10 - U.E.B. Cônego Sidney Castelo Branco Furtado
11 - U.E.B. Henrique de La Rocque
12 - U.E.B. Odylo Costa Filho
13 - U.E.B. Carlos Saads
14 - U.E.B. Leonel Brizola
15 - U.E.B. Olinda Desterro
16 - U.E.B. Tomás de Aquino
17 - U.E.B. Luís Rego
18 - U.E.B. Cidade Olímpica
19 - U.E.B. Evandro Bessa
20 - U.E.B. São José Itapera
21 - U.E.B. Zuleide Andrade
22 - U.E.B. Rosário Nina

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...