sexta-feira, 14 de março de 2014

Prefeitura realiza aula inaugural de cursos na área de Educação Especial

Com o objetivo de possibilitar maior inclusão social das pessoas com deficiência a Prefeitura de São Luís recebeu cerca de 450 alunos na Aula Inaugural dos cursos de Educação Especial, que estão sendo oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Foram oferecidas vagas para cursos de Braille, Libras e Educação Especial em Contexto.

Capacitar os professores da rede municipal para torná-la cada vez mais inclusiva é o principal objetivo dos cursos. Com duração de 120h, as aulas propiciam aos participantes o conhecimento sobre o sistema Braille e oferece oportunidade para a capacitação em temas, como “A Comunicação e a relação Interpessoal com a Pessoa Cega”, “Aspectos gramaticais e linguísticos da Libras”, “Transtorno Global do Desenvolvimento – Autismo”, “Sala de Recursos” e “Neurociência”.

Na primeira aula, realizada no Hotel Abbeville, o secretário Geraldo Castro destacou que são com ações como essa que a secretaria está trabalhando na construção de uma escola mais inclusiva. “É essa a escola que queremos! Agradeço a dedicação e o empenho da equipe responsável pela realização dos cursos. Estamos trabalhando diariamente para que as escolas tenham condições de recepcionar os nossos alunos e para que os professores desenvolvam seus trabalhos com excelência”, ressaltou.

O professor Jerry Salazar, aprovado para atuar nas séries iniciais no processo seletivo promovido pela Prefeitura de São Luís, viu no curso de Educação Especial a oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos em uma área que possui afinidade. “Como educador, eu já tinha interesse pela Educação Especial e resolvi aproveitar o ensejo. Tenho uma irmã que tem necessidades especiais, então, para mim, é sempre válida toda política pública que valorize o potencial da criança que possui deficiência”, afirmou.
 
CURSOS

No curso de Libras, o participante terá a oportunidade de se capacitar em temas como “A pessoa surda: conceitos, identidade e cultura”, “Educação de surdos: aspectos filosóficos e históricos”, “Legislação da Língua Brasileira de Sinais”, “Sistema de transcrição da Libras”, “Aspectos gramaticais e linguísticos da Libras” e “Léxico Básico da Libras”. Para o curso “Educação Especial em Contexto”, serão formadas três turmas de 100 alunos cada uma. Para cumprir a carga horária de 120h, serão realizados três encontros por mês (dois com aulas expositivas e um com elaboração e participação em oficinas).

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...