terça-feira, 25 de março de 2014

Prefeitura participa de workshop com gestores escolares do Nordeste

“Quando olho para cada aluno, me sinto responsável por eles, por cada um deles”, afirmou a professora Ana Célia Lopes, gestora da U.E.B. Rubem Goulart e convidada para representar São Luís no “Workshop com Diretores de Escolas do Nordeste” que reúne as escolas com o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da região Nordeste do país. No dia 8 de abril, a gestora Ana Célia representará a rede pública municipal no Workshop que será realizado em Recife (PE).

Para o secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, o Workshop é uma possibilidade de conhecer trabalhos exitosos e de trocar experiências, inclusive como meio de aperfeiçoar o trabalho nas escolas. “A gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior agrega, para a Educação, desde a adoção de metodologias e critérios pedagógicos até o conceito de educação com afeto, que ofereça às crianças um cuidado integral, com progressos numéricos, sim, mas sobretudo qualitativos, em nível individual e global”, apontou Castro.

A escolha da escola ludovicense foi feita com base na coleta de dados da Fundação Joaquim Nabuco que desenvolve a Pesquisa “Qualidade Educacional e Gestão Escolar”, analisando modelos de gestão considerados exitosos pelos indicadores educacionais na região Nordeste. A equipe da pesquisa realizou alguns filtros dentre as escolas com melhores Idebs no Nordeste, e a UEB Rubem Goulart foi o destaque da capital maranhense este ano.

Desde a sua fundação, em 2004, a Rubem Goulart ocupa um dos três primeiros lugares da avaliação do IDEB das escolas da rede pública municipal. Segundo a gestora, os bons resultados são fruto do tripé compromisso, respeito e amor. Uma das práticas adotadas pela escola é a de realizar no início do ano, com todo o corpo docente, um diagnóstico das turmas e dos alunos. A partir do mapeamento, a equipe pedagógica elabora o planejamento escolar capaz de atender às reais necessidades dos alunos.

A dedicação e empenho de todos os funcionários da escola também são fatores que contribuem com o zelo pela qualidade do ensino. “Se de um lado o prefeito e o secretário têm honrado o compromisso com a ampla política de valorização dos professores, por outro lado diariamente incentivamos os nossos alunos a serem excelentes e se dedicarem por completo aos estudos, para que vivam dias melhores e tenham aprendizagem completa”, afirmou Ana Célia.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...