quinta-feira, 20 de março de 2014

Prefeitura celebra Dia Municipal da Mulher

A Prefeitura de São Luís, através da Coordenadoria Municipal da Mulher, realizou, na tarde desta quarta-feira (19), o II Seminário de Políticas Públicas das Mulheres, alusivo ao Dia Municipal da Mulher, comemorado em 19 de março, com o intuito de apresentar e discutir as políticas públicas voltadas para a classe feminina. O evento foi realizado no Teatro Municipal da Cidade. Foram convidadas representantes da sociedade civil, entidades de classe, autoridades e servidoras do município.

A coordenadora municipal da Mulher, Laurinda Pinto, explicou que o Seminário foi escolhido nesta data para destacar a atenção necessária ao cumprimento dos direitos das mulheres. Ela informou que a orientação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior é para manter diálogos e ouvir os anseios da sociedade e das entidades de classe envolvidas, como forma de enriquecer a pauta reivindicatória da classe.
“Esse é o dia em que podemos aproveitar que estamos juntas para refletir, discutir e apresentar políticas voltadas para o público feminino. Além de divulgar as ações da coordenadoria e saber o que está sendo feito pelas secretarias parceiras sobre o assunto em questão”, ressaltou Laurinda Pinto.
 
A secretaria municipal de Saúde, Helena Duailibe, esteve presente e foi uma das palestrantes do evento. Ela afirmou que este tipo de encontro fortalece o trabalho que vem sendo realizado para as mulheres. “É muito bom estar aqui e poder contribuir com os trabalhos, podem ter certeza de que estamos trabalhando uma política séria voltada para a saúde da mulher e em breve teremos bons resultados”, disse.
 
Para Lourdes Leitão, representante do Conselho Municipal da Condição Feminina, as políticas públicas são instrumentos de inserção social e igualdade entre as classes, ela aproveitou o espaço para falar sobre o Plano de Política para as Mulheres, em construção pelo Conselho Municipal.

Também participaram do evento, o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro; a representante da Secretaria de Segurança Alimentar, Wilma Ramalho; a vereadora Rose Sales (PCdoB); a titular da Delegacia da Mulher, Kazumi Tanaka; entre outras autoridades.
 
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
 
O Dia Municipal da Mulher também foi comemorado na sede dos órgãos públicos municipais. Na Secretaria Municipal de Educação (Semed), o dia 19 de março foi celebrado com uma programação especial durante a manhã desta quarta que contemplou homenagem às mulheres, apresentações musicais, sorteio de ensaio fotográfico e oferecimento de lanche às mais de 200 servidoras lotadas nos prédios administrativos da Secretaria.
 
A funcionária Fernanda Belo interpretou canções como “Mulher Sexo Frágil”, “Cor de Rosa Choque” e “Maria Maria”, acompanhada pelo violonista e também servidor da Semed, Pablo Nascimento. A programação contemplou ainda um momento especial para as aniversariantes do dia, Elione Silva e Joseilda Descovi.
 
“Comemorar meu aniversário nesta festa do Dia Municipal da Mulher foi muito bom! Poder celebrar a vida recebendo homenagens e ouvindo discursos que enaltecem a mulher foi ótimo. Adorei”, declarou a superintendente da área de Educação Infantil, Joseilda Descovi, após receber as homenagens especiais pelo aniversário.
 
Durante o evento, o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, homenageou as mulheres. “Agradeço a Deus pela presença de todas as grandes mulheres em minha vida, em especial a presença de cada uma de vocês que trabalham ao meu lado na Secretaria. Mulher é sinônimo de força e sensibilidade; por isso, a mulher sempre irá se destacar onde quer que esteja”, afirmou.
 
Além das servidoras da Secretaria Municipal de Educação e do titular da pasta, também estiveram presentes na cerimônia comemorativa ao Dia Municipal da Mulher a secretária adjunta de Ensino, Áurea Prazeres; e a coordenadora municipal da Mulher, Laurinda Pinto.
 
SOBRE A DATA
 
O Dia Municipal da Mulher foi instituído através da Lei nº 01 de 1991, proposta pelo vereador José Joaquim, em reconhecimento e valorização ao papel que desempenha a mulher na sociedade ludovicense.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...