sexta-feira, 28 de março de 2014

Fiscais do Inmeq-MA aprendem novas técnicas para fiscalizar bombas de combustíveis

 
Fiscais do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-ma) participaram de um treinamento sobre novos procedimentos de verificação de bombas medidoras de combustíveis e de balanças. O treinamento fez parte do 1º Seminário de Atualização em Metrologia Legal, realizado pelo Inmeq-MA, em São Luís, que envolveu aulas práticas e palestras. O evento teve início na terça-feira (25) e encerrou na manhã desta quinta-feira (27), na Federação da Indústria do estado do Maranhão (Fiema).

O seminário teve como palestrantes os técnicos da Agência Estadual de Metrologia Legal do Mato Grosso do Sul, Luana Boni e Acioli Tesseroli que trouxeram as experiências daquele estado na área de Metrologia Legal. Também contou com palestras da promotora de Defesa do Direito do Consumidor, Lítia Cavalcante e o chefe da Auditoria do Inmetro, Mauricio Evangelista.

Ao falar da importância do seminário, o presidente do Inmeq-MA, Jones Braga, destacou a evolução da Metrologia Legal no Brasil. "Nosso objetivo com este seminário é aperfeiçoar e capacitar os fiscais na área de metrologia, permitindo o conhecimento de novas técnicas de fiscalização", afirmou Jones Braga, ressaltando que é meta do órgão atingir 100% dos municípios maranhenses e tornar a fiscalização mais próxima da população.

No segundo dia do seminário, os fiscais tiveram aulas práticas em posto de gasolina para conferir novos procedimentos para verificar bombas de combustível. "Estamos falando de procedimentos operacionais realizados hoje em todo o Brasil. O objetivo é unificar o trabalho de verificação de bombas de combustíveis e de balanças", explicou Acioli Tesseroli. Durante as aulas práticas, o palestrante destacou a necessidade de o fiscal ter nos dias atuais muita sensibilidade ao fazer as verificações das bombas de combustíveis para não deixar as irregularidades despercebidas. Também foram abordados procedimentos operacionais com balanças e alimentos que são pesados ou medidos vendidos já embalados - são os pré-medidos.

Presente no encerramento do seminário, a promotora do Meio Ambiente, Lítia Cavalcante, falou sobre as questões envolvendo cartel na venda de combustíveis na capital que está atualmente em pauta e é tema de mobilizações em toda a sociedade. A promotora destacou a importância do trabalho dos fiscais do Inmeq-MA no combate à adulteração das bombas de combustíveis e da parceria com o Ministério Público. "Hoje o Ministério Público tem o Inmea-MA como parceiro", disse Lítia Cavalcante.

O 1º Seminário de Atualização em Metrologia Legal faz parte do programa de capacitação e outros eventos do Inmea-MA, coordenado pela interlocutora de Capacitação, Olga Regina Marques de Oliveira. "Este é o primeiro da série de capacitações e treinamentos programados para o ano de 2014", disse Olga Regina.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...