sexta-feira, 28 de março de 2014

NO CAMINHO CERTO - Prefeitura promove I Encontro de Família Centro-Pop

A Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) promoveu, nesta quinta-feira (27), o I Encontro de Famílias do Centro de Referência para População de Rua – Centro-Pop do São Francisco. O objetivo da reunião é promover a melhoria da qualidade de vida familiar, com o fortalecimento de vínculos, e fazer com que as famílias dos usuários conheçam o trabalho que é desenvolvido no Centro-Pop.
 
 
Cerca de 30 famílias foram convidadas para este momento e tiveram a oportunidade de, pela primeira vez, conhecer as instalações do Centro, os serviços oferecidos aos usuários, além de expor suas perspectivas acerca das atividades desenvolvidas. A sensibilização para a possibilidade de novos laços afetivos e a demonstração da existência de reinserções familiares através de uma aproximação também são parte da programação pensada para contemplar as famílias convidadas.
 
Segundo a coordenadora do Centro-Pop São Francisco, Keila Cantuário, este encontro foi direcionado para as famílias sem a presença dos usuários para que a equipe técnica conheça e saiba como está o relacionamento entre eles, considerando que alguns já perderam o vínculo. “Esta ação nos permite fortalecer a relação do Centro-Pop com as famílias dos nossos usuários, nos aproximar e ter um diagnóstico do nível de vínculo que há entre as pessoas que estão em situação de rua, atendidas pela Semcas, e suas respectivas famílias”, esclarece.
 
A irmã de um dos usuários, Joelma Correa, entende que o serviço oferecido pelo Centro é importante, já que tira as pessoas da rua e as colocam em um lugar seguro e onde elas podem aprender, em vez de estar no ócio.“Meu irmão vivia na rua há muitos anos, mas já tem quatro meses que ele voltou a morar com minha mãe e a gente sabe que ele passou por aqui e talvez pelas coisas que ouviu aqui é que tenha voltado para o meio da nossa família”, revela Joelma.
 
O planejamento da coordenação é realizar um encontro como este a cada dois meses. O próximo ainda será em comemoração ao Dia das Mães, no entanto, ao contrário do primeiro, terá a participação de usuários e famílias.
 
CENTRO POPULAÇÃO DE RUA

 
Vinculado à Superintendência de Enfrentamento à Violência, os Centros de Referência para População de Rua (Centro-Pop) oferecem atendimento das 8h às 17h, diariamente. Higiene, café da manhã, palestras, almoço, lazer e acompanhamento com psicólogos, assistentes sociais e pedagogos são parte das atividades que eles encontram nesses equipamentos da Prefeitura de São Luís. Na unidade do São Francisco, a média de atendimento chega à marca de 30 usuários diariamente.

2 comentários:

Ana Celia disse...

Tais ações são importantes para aproximar as famílias e reestruturá-las. Seria bom que mais centros fossem criados e mais pessoas fossem atendidas. Parabéns!

Luciana disse...

Bom ver que essas pessoas de ruas ainda podem contar com ajuda e apoio de suas famílias e da prefeitura por meio desse projeto desenvolvido pela Semcas. Quantos mais, não estão apenas esperando um tipo de incentivo como esse para mudarem suas situações? Vamos torcer para que estes moradores de rua participantes desse projeto, possam de verdade, agarrar a chance de transformarem suas vidas e dar alegria e descanso às suas famílias.

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...