sexta-feira, 14 de março de 2014

Dia Mundial do Rim atende mais de 300 pessoas em ação no HU/UFMA

O Serviço de Nefrologia do Hospital Universitário (HU)/UFMA e a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) realizaram, durante toda a quinta-feira (13), na área da Central de Marcação de Consultas do HHU, várias atividades em comemoração ao Dia Mundial do Rim.
 
Com o tema “1 em 10. O Rim envelhece, assim como nós!”, o evento teve como objetivo conscientizar a população para a prevenção e os cuidados com os rins. Cerca de 300 pessoas tiveram um breve atendimento feito por profissionais da área, com aferição de pressão arterial, avaliação nutricional e miniconsultas. Um grande boneco com a figura de um rim distribuiu panfletos educativos e vídeos foram exibidos durante todo o dia alertando a população para o cuidado com rins.
 
Também foi montado um stand no local pelas equipes do hospital, da UFMA e da UNA-SUS/UFMA, onde os visitantes puderam tirar mais dúvidas sobre a prevenção da doença.
 
Para quem esteve no local, foi uma grande oportunidade de saber um pouco mais sobre os cuidados que se deve ter com os rins, como é caso da dona de casa Maria da Conceição, que não possui o hábito de ir ao médico, mas achou a iniciativa importante. “O evento é um grande incentivo para a população. No meu caso, que não possuo o hábito de ir ao médico, foi importante por que me ajudou a compreender um pouco mais os cuidados que devo ter com minha saúde”, disse.
 
Já a senhora Maria José ficou sabendo do evento através da televisão e fez questão de comparecer. “Eu sou muito cuidadosa com a minha saúde e não perco a oportunidade de me informar sobre os cuidados que preciso ter para viver melhor. Aproveitei o momento para aferir minha pressão e anotar as dicas dos profissionais para cuidar melhor ainda dos meus rins”, completou
 
Reconhecida como um dos maiores problemas de saúde pública, a Doença Renal Crônica (DRC) acomete cerca de 500 milhões de pessoas no mundo inteiro, razão pela qual a prevenção ainda é a melhor forma de combater esse mal.
 
Dia Mundial do Rim – Comemorado na segunda quinta-feira de março, a missão do Dia Mundial do Rim é aumentar a consciência das pessoas sobre a importância dos rins para a saúde em geral e para reduzir a frequência e o impacto da doença renal e seus problemas de saúde associados, em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...