sexta-feira, 8 de março de 2013

Capela de São Benedito recebe ladainha e rodada de tambor de crioula neste sábado

Acontece neste sábado (09) mais uma rodada de Tambor de Crioula na Capela de São Benedito, localizada na Fábrica São Luís, no bairro da Madre Deus. A confraternização tem início às 17h com a participação de integrantes de vários grupos de Tambor de Crioula. Em seguida, às 18h, acontece uma ladainha, que será encerrada com mais apresentações dos grupos.
A programação, que é realizada a cada duas semanas, visa fortalecer a manifestação cultural e manter em atividade o espaço destinado à devoção a São Benedito, santo padroeiro dos adeptos do Tambor de Crioula. Para Rosa Maria Marques Barbosa, responsável pela Capela e integrante do grupo Turma dos Crioulos, a reabertura do espaço preserva a cultura e a manifestação popular. “O local já existe e os grupos se organizam e realizam suas apresentações, mantendo viva a tradição”, assegura.
REABERTURA
A Capela de São Benedito foi inaugurada em 2007, quando o Tambor de Crioula foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro e, desde então, estava fechada, em condições de abandono. Reaberta no último dia 16 pela Fundação Municipal de Cultura (Func), tem atraído a atenção de turistas e moradores da Madre Deus e áreas próximas.
Em visita pela cidade, o advogado paranaense Newton Moratto, não perdeu a oportunidade de conhecer a capela que faz homenagem ao santo preferido de seus pais, que eram maranhenses. “Achei muito legal o reconhecimento ao santo que, segundo dizem, era descendente de escravos, e como o negro foi muito importante na formação do povo maranhense, a devoção a São Benedito é mais do que natural aqui”, afirma Moratto.
SÃO BENEDITO E O TAMBOR DE CRIOULA
São Benedito é santo da Igreja Católica Apostólica Romana. Algumas versões dizem que ele nasceu na Sicilia, no sul da Itália, em 1524, no seio de uma família pobre. Por ser descendente de escravos, oriundos da Etiópia, o santo é exaltado e reverenciado nas manifestações do Tambor de Crioula, que é uma das expressões mais populares nas casas de cultura afro do Maranhão.
O Tambor de Crioula é uma celebração baseada na música, canto e dança que mistura fé e diversão. Ao tornar-se uma dança mais urbana, os homens passaram a tocar e cantar e, as mulheres entraram na brincadeira como as dançarinas, chamadas hoje de coreiras, que trazem uma característica marcante: a pungada ou umbigada, que é o convite para entrar na roda.
A Capela de São Benedito funciona das 13h às 18h, de segunda a sábado, na Fábrica São Luís, na Rua São Pantaleão, no bairro da Madre Deus.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...