segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

'Carnaval de Todos' é lançado pela Prefeitura e Governo do Estado

Prefeitura de São Luís e Governo do Estado se unem, em mais uma parceria, para promover o maior carnaval de todos os tempos, com muita alegria, pluralidade, diversidade e segurança para a população. Durante encontro com a imprensa, realizado nesta sexta-feira (30), na Biblioteca Benedito Leite, foi apresentada a programação do carnaval deste ano, que tem como tema "Carnaval de Todos - Juntos Fazemos a Festa".

A apresentação da campanha foi feita pelo presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Marlon Botão, com a secretária de Estado da Cultura, Ester Marques, e os secretários de Comunicação do município, Batista Matos, e do Estado, Robson Paz. O tema "Carnaval de Todos - Juntos Fazemos a Festa" chama a atenção para a parceria do poder público. A programação será aberta a partir da próxima sexta-feira (06).

União é a palavra de ordem dos organizadores desta grande festa popular. "Temos que ressaltar a relevância deste momento histórico que nós vivemos em que os dois poderes, dentro da cidade, vão fazer um único carnaval. Este é um trabalho que vem sendo construído pelo prefeito Edivaldo com o governador Flávio Dino", destacou Marlon Botão.

A campanha integrada vai possibilitar a realização de um maior número de brincadeiras para os foliões em vários pontos da Ilha. O secretário Batista Matos ressaltou que, com a parceria, ganha o povo na segurança, no momento de festa, na saúde, na mobilidade urbana e em tudo que o cidadão ludovicense espera no que se refere à prefeitura de São Luís e ao governo estadual.
"Este é um momento único, onde as duas maiores instituições do nosso estado, prefeitura e governo, se unem em favor da população, como é o desejo do prefeito Edivaldo e do governador Flávio Dino", enfatizou o secretário Batista Matos.

Para José Machado de Jesus, do bloco Alternativo Pró-Verde, a parceria entre governo do Estado e Prefeitura só vem fortalecer a cultura local. "Esta não é uma festa de A nem B, mas uma festa do povo" ressaltou.
A secretária Ester Marques disse que este carnaval foi trabalhado com algumas concepções já pensando em inovações e mudanças dentro do que foi pedido pelo governador Flávio Dino, encarando desafios e fazendo as mudanças necessárias para o bem de todos.

"Nesta perspectiva estamos trabalhando em um carnaval de mais justiça social, e a primeira discussão que fizemos foi em relação ao circuito da Rua que ficava próximo a hospitais, considerando que não era mais possível levar para esses locais trios pesados e bandas que pudessem incomodar os pacientes", ressaltou a secretária.
Nesses espaços só irão passar grupos de percussões. Também foi feita a opção de mudar o circuito que acontecia no Centro Histórico, para preservar o patrimônio arquitetônico, direcionando-o para um novo circuito, que começa na Deodoro, passando pela Praça João Lisboa, e terminando no Mercado Central.

O secretário estadual de Comunicação, Robson Paz, informou que a campanha publicitária do carnaval deste ano começa a ser veiculada na mídia a partir da próxima semana. Ele também destacou a importância da campanha, feita de maneira inédita em conjunto com a prefeitura. "O governador Flávio Dino, já em suas primeiras ações ao assumir o governo, buscou apoiar a Prefeitura de São Luís em várias frentes e hoje estamos inaugurando mais essa parceria inédita, para promover o melhor carnaval de todos os tempos", disse o secretário.

A marca do carnaval 2015 faz uma alusão ao fofão e ao carnaval de todos, bem colorido, de maneira a simbolizar a diversidade do povo e as brincadeiras. A marca também representa a unidade e o sentimento de parceria institucional para promover uma festa de todos.

Na passarela, nos bairros, e no tradicional circuito de rua do Centro, a folia deve reinar a partir de sexta-feira (6), com cortejo de grupos populares saindo da Praça Deodoro até a Praia Grande, seguido da entrega da chave da cidade ao rei Momo, no tradicional baile da corte momesca, a ser realizado na Patrimônio Show.
A programação segue nos dias 7 e 8, com os Bailes dos Artistas, da Feliz Idade, e do Erê, todos na Patrimônio Show. A folia tomará conta das praças e ruas nos bairros do Anjo da Guarda, Estiva, Cidade Operária, João Paulo, Bairro de Fátima, Liberdade, Vila Embratel, Maiobão e Madre Deus.
Passarela

Dia 12 será a abertura oficial da Passarela do Samba, no Anel viário, com cinco dias de desfiles previstos. A abertura será com desfile das tribos de índio e turmas de samba. No dia 13 será a vez do desfile e concurso dos blocos tradicionais do bloco B; dia 14 dos blocos A; nos dias 15 e 16, desfile e concurso dos blocos organizados e escolas de samba e, encerrando a programação, dia 17, desfile dos blocos afro e alegorias de rua.


A estrutura da passarela tem capacidade de público de 9 mil pessoas e conta com 36 camarotes para 20 pessoas, cada; oito cabines de jurados; 2.500 cadeiras de pistas; e quatro arquibancadas com capacidade de 6 mil lugares, cada.

Circuito de Rua

De 13 a 17, toda a diversidade cultural tomará conta das ruas do centro da capital. Além dos shows de cantores maranhenses na Praça Deodoro, haverá dois corredores da folia. O primeiro, com animação dos blocos Alternativos, sairá da Praça Deodoro, seguirá pela Rua da Paz e Praça João Lisboa, com dispersão no final da rua Magalhães de Almeida. O segundo, continua pela Rua do Passeio e segue pela Praça da Saudade, com dispersão na Madre Deus.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse ano foi tudo muito bem elaborado, toda a programaçao e a organição ficou show!

Anônimo disse...

Adorei a parte do circuito de rua, esse carnaval ja mostra que tem tudo pra ser otimo.

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...