segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Governo do Maranhão recebe equipamento para o “Programa Crack é Possível Vencer”

Como parte das ações do Programa Crack é Possível Vencer, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) recebeu, na sexta-feira (25), um ônibus com sistema de videomonitoramento que funcionará como base-móvel para auxiliar no combate ao crack na Região Metropolitana de São Luís.

A entrega oficial foi feita no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no Calhau, onde estiveram presentes, o representante do Ministro da Justiça (MJ), Wesley Costa; o secretário de Estado de Turismo, Jura Filho; o secretário-adjunto de Modernização e Articulação Institucional da Secretaria de Estado de Segurança Pública, coronel Antonio Roberto dos Santos Silva; o comandante geral e o subcomandante da Polícia Militar do Maranhão, coronéis Aldimar Zanoni Porto e João Nepomuceno, respectivamente.

O Programa Crack é Possível Vencer está sendo desenvolvido pelo Governo Federal, por meio dos Ministérios da Justiça, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento Social, em parceria com os governos estaduais e prefeituras.

De acordo com o coronel Antônio Roberto dos Santos Silva, secretário-adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional, a SSP em conjunto com órgãos municipais deverá atuar na elaboração de ações estratégicas, com o auxílio das câmeras, a fim de retirar esses usuários das ruas e oferecer o tratamento adequado a estas pessoas. “É um projeto da Presidência da República, em parceria com o governo do Maranhão, que tem como propósito resgatar os jovens e adultos envolvidos com o crack, para que possam ser reinseridos na sociedade e retornarem ao seio de suas famílias”, informou.

“A Polícia Militar aderiu no Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. Estamos trabalhando a capacitação dos nossos policiais, a com a chegada destes novos mecanismos, vamos poder atuar mais forte na apreensão de entorpecentes, retirando traficantes de circulação, e, além disso, orientar estes jovens e adultos a se livrarem do vício”, disse o coronel Zanoni.

As bases são ônibus equipados com câmeras e computadores e que podem ser usados em ações de observação e investigação para monitoramento da cidade.
 
Na capital maranhense, serão instaladas 20 câmeras em áreas de cracolândia que já foram georeferenciadas por um estudo definido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Além do ônibus, a Polícia Militar receberá, ainda, no próximo mês, duas viaturas tipo Fiesta Sedam e duas motocicletas. O objetivo é utilizar estes novos equipamentos e aparatos de segurança no combate ao avanço do tráfico em São Luís e desenvolver políticas públicas eficazes para diminuir os índices de criminalidade, aplicando iniciativas preventivas que possam resultar na conscientização de centenas de adolescentes, jovens e adultos, minimizando os fatores de risco para o uso de drogas.

Para o deputado Francisco Escórcio, a partir de agora, o Estado e a Prefeitura contarão com mais esse suporte para combater o uso do crack, que tanto tem assolado jovens, adultos e famílias inteiras em todo o país. “Estamos aqui acompanhando e cobrando do Governo Federal que ajude o nosso Maranhão a enfrentar essa problemática do crack, que tem se alastrado em todas as cidades brasileiras, como uma praga, destruindo lares e fazendo aumentar a violência.
 
Acreditamos nos nossos policiais, que a partir de hoje, passam a agir ainda mais forte frente a esse grave problema”, destacou Escórcio.

A nova unidade será utilizada também nas ações e operações desencadeadas pelo Sistema de Segurança (Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros) e pela Guarda Municipal em combate às drogas, especialmente integrando as atividades das unidades de Segurança Comunitária (USCs) e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd).

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...