O superintendente de Desenvolvimento de micro e pequena empresas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento de Indústria e Comércio (Sedinc), José Oscar de Melo, esteve, na manhã desta terça-feira (20), em São Benedito do Rio Preto, para avaliar a estruturação do projeto de exploração de apicultura do município. Ele foi recebido pelo prefeito do município, Maurício Fernandes, e pelo secretário de Agricultura e Desenvolvimento, Wilson Viana. Na ocasião, o superintendente afirmou que mais de 400 apicultores serão formados, o que irá possibilitar uma renda extra para a população sambeneditense.
O projeto tem o objetivo de alavancar o seguimento da cadeia do mel. Parte da produção será exportada para empresas do mercado, uma vez que o Maranhão já é considerado um importante produtor de mel da Região Nordeste. “A população terá a oportunidade de conquistar uma renda extra. Mais de nove municípios já processam cerca 1.700 toneladas de mel. Será a construção do desenvolvimento da apicultura no município”, disse o superintendente.
São Benedito do Rio Preto, assim como alguns municípios maranhenses possui um grande potencial que comporta a instalação de unidades de extração. Nesse primeiro momento serão beneficiados mais de 400 apicultores, que terão através de empresas parceiras a garantia de compra. O projeto é piloto e, neste momento, serão contemplados cinco municípios com potencial de produção. “No primeiro momento esperamos em média a produção de mil toneladas de mel. Essa renda trará melhorias e oportunidade de ganho”, frisou Oscar.
Para o consultor do Sebrae no Maranhão e presidente da Federação de Apicultores do Estado do Maranhão, Euler Tenório, o governo irá garantir toda a estruturação da Casa do Mel, além de realizar capacitações. A administração das Casas ficará por conta das empresas patrocinadoras do projeto. “A nossa visita é para estabelecer uma discussão assertiva entre a prefeitura e a nossa secretaria. A iniciativa é um estímulo para a apicultura no Maranhão, com a implantação de uma atividade sustentável, além de oferecer capacitação, um mecanismo de independência para os apicultores em formação”, ressaltou Euler Tenório.
De acordo com o secretário de Agricultura e Desenvolvimento do município, Wilson Viana, a parceria é mais uma oportunidade de garantir renda para a população de São Benedito e todo o apoio será dado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura do município. “Estamos avaliando um terreno apropriado para a localização do apiário e a construção da Casa Mel. O projeto é inovador para a região, e trará em torno de 1 milhão e 200 mil reais por ciclo de produção, uma economia muito grande será injetado em nosso município”, disse Wilson Viana.
A expectativa é que a estruturação da Casa Mel seja concluída em 90 dias. O objetivo é apoiar o desenvolvimento da cidade de São Benedito do Rio Preto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário