terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Casa de Cultura Josué Montello comemora 31 anos com exposição e palestra

 
Dona de um rico acervo literário e de vasto registro fotográfico, de documentos, impressos, medalhas e comendas, a Casa de Cultura Josué Montello, órgão da Secretaria de Estado da Cultura, comemora, nesta quarta-feira, (29), 31 anos de serviços e dedicação ao atendimento a estudantes, pesquisadores e estudiosos da literatura, sobretudo da vida e obra do escritor maranhense, patrono da Casa, Josué Montello.

Para brindar a data, a direção da CCJM abre às 17h a exposição A Revitalização do Arquivo Pessoal de Josué Montello e realiza a palestra A Importância do Arquivo pessoal para a Pesquisa, ministrada pelo professor José Neres. A exposição estará aberta ao público no Salão de Exposições e a palestra também com entrada franca, acontecerá no auditório, na Rua das Hortas, 327, centro, esquina com a Rua do Coqueiro.

Inaugurada em 23 de janeiro de 1983, a Casa de Cultura Josué Montello, presta serviços à comunidade no que se refere à pesquisa e estudo da literatura maranhense e brasileira. Em suas dependências guarda um acervo de 50 mil títulos doados pelo escritor, estão incluídas obras raras, de sua própria biblioteca, como também, de outras personalidades da literatura, intelectuais maranhenses e de famílias ilustres que têm na Casa uma forma de garantir a conservação e utilização das coleções literárias.

A Casa de Cultura Josué Montello promove estudos sobre a literatura maranhense e brasileira, oferecendo subsídios à elaboração de estudos ligados às atividades universitárias, no campo das letras e ciências humanas. É objetivo também da CCJM guardar e preservar a documentação referente a vida e obra do escritor.

Na Casa são realizados ainda, seminários, conferências, debates, palestras, simpósios sobre temas literários ou histórico-sociais, abertos à comunidade. Exposições documentais também são ali realizadas, bem como editoração de estudos literários ou de ciências humanas, através de coedições e promoção de concertos e recitais que podem acontecer tanto no auditório como no pátio interno da CCJM.

A Casa de Cultura Josué Montello funciona de segunda a sexta-feira, com atendimento ao público no horário das 13h às 19 horas.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...