segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Roseana pede ajuda à secretária de Justiça do Paraná para crise no MA


A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, pediu ajuda à secretária de Justiça do Paraná para tentar resolver a crise nos presídios do estado.
 
No fim da tarde, uma passeata pelas ruas de São Luís reuniu cerca de cem pessoas, segundo a Polícia Militar, pedindo mais segurança no estado. Havia faixas em homenagem à menina Ana Clara, que morreu na segunda-feira vítima de um dos ataques a ônibus no fim de semana.
 
A mãe da menina, Juliane Carvalho, de 22 anos, continua internada na ala de queimados de um hospital em Brasília. O estado dela ainda é grave por causa das queimaduras e há suspeita de pneumonia.
 
Os ataques a ônibus e delegacias em São Luís, segundo a polícia, foram comandados de dentro da penitenciária de Pedrinhas, que está ocupada pela PM e pela Força Nacional.
 
Dia 11, houve a primeira reunião entre representantes dos governos federal e estadual, do Ministério Público e do poder judiciário, que fazem parte do comitê criado ontem para definir estratégias de combate a violência no estado.
 
A primeira decisão é o início de uma espécie de mutirão para detectar irregularidades nas penitenciárias maranhenses. Após a reunião, a governadora Roseana Sarney fez um pronunciamento. “Nós estamos criando equipes, cada equipe vai tomar conta de uma ação, mesmo porque são ações específicas de cada área. Então, nós estamos fazendo como se fosse um mutirão de trabalho para que a gente tenha uma resposta imediata para o povo do Maranhão”.
 
A presidente Dilma Roussef também se manifestou sobre a crise no Maranhão. Em uma rede social, ela disse que está acompanhando com atenção a questão da segurança no estado.
As comissões de direitos humanos da OAB e da Assembleia Legislativa do Maranhão visitaram Pedrinhas hoje pela primeira vez depois que a Força Nacional e a Tropa de Choque da PM ocuparam o presídio.
 
Além de Pedrinhas, a unidade para menores infratores de São Luís também enfrenta problemas graves. Em dois dias, 12 adolescentes conseguiram fugir. O juiz da Vara da Infância e Juventude enviou um documento à Corregedoria Geral de Justiça reclamando da superlotação e pedindo a presença de policiais militares para evitar novas fugas.
 
A governadora Roseana Sarney ligou hoje para presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, pedindo ajuda para conter a violência nos presídios do estado. Maria Tereza, que também é secretária de Justiça do Paraná, confirmou que vai ao Maranhão na próxima quarta-feira.
 
Na segunda-feira, a Comissão de Direitos Humanos do Senado chega ao Maranhão para acompanhar a situação da penitenciária de Pedrinhas.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...