sexta-feira, 16 de maio de 2014

Lula diz que estão com medo de Dilma e não teme comparação com tucanos

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (16) que "estão tentando jogar em cima do PT a pecha da corrupção" e que não tem medo comparações entre os governos tucanos e petistas "em nenhuma área, inclusive na questão da corrupção". "Nós criamos um partido político para ser diferente, para fazer uma política que desse orgulho nas pessoas, não fizemos para entrar na vala da mesmice", afirmou o ex-presidente durante palestra a blogueiros em São Paulo.
 
O discurso de Lula é parte da estratégia petista de levantar a bandeira anticorrupção no momento em que os candidatos de oposição à presidente Dilma Rousseff, principalmente Aécio Neves (PSDB), fazem referência ao processo do mensalão quando querem criticar o modo do PT de fazer política. "Esse governo certamente tem defeitos, como o meu governo teve defeitos, mas o que nós temos que comparar somos nós [PT] com eles [PSDB]. Não tenho medo de comparar em nenhuma área, inclusive na questão da corrupção, porque tem um jeito de não ter corrupção nesse país: contratar alguém para levantar o tapete e jogar coisa para debaixo", disse Lula. Durante o programa partidário que o PT levou ao ar na noite desta quinta-feira (15), a bandeira ética apareceu ilustrada por imagens que remetiam ao discurso do ex-presidente no encontro nacional do partido, na semana passada.
 
Na ocasião, Lula disse que quem comete erros "precisa pagar por eles". O ex-presidente afirmou ainda que "estão com medo de Dilma" e que nunca viu "tanta virulência e ataque preconceituoso contra um governo" como tem visto contra a presidente. Lula citou o discurso do deputado Paulinho da Força (SDD), no ato do Dia do Trabalho, em São Paulo, quando o ex-presidente da Força Sindical chamou Dilma de "maldita". "A Dilma é uma uma mulher fina, ela é formada na Unicamp, é uma mulher letrada. Pensei que iam tratá-la com um pouco mais de delicadeza", completou o petista. "Tem uma parte da sociedade que está preocupada. No início, quiseram ficar a favor de Dilma e jogar ela contra mim. Não colou. Agora, estão com medo da Dilma. Nunca vi tanta truculência e ataque preconceituoso contra o governo como vejo contra o da Dilma", disse Lula.
 
 REGULAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO O ex-presidente defendeu o marco regulatório dos meios de comunicação e afirmou que a medida não é para fazer censura ou controlar o conteúdo veiculado na imprensa. "Não venham dizer que isso é censura, que estamos tentando controlar os meios de comunicação. Quem tem que controlar os meios de comunicação é o expectador, o leitor. O que nós exigimos é que haja neutralidade", explicou. Segundo Lula, será "uma batalha" aprovar a regulação da mídia, bandeira defendida por vários setores do PT, inclusive por Rui Falcão, hoje presidente nacional da sigla, desde o início do governo petista. "O Brasil está amadurecendo. Estamos ganhando espaço para começar a fazer um debate maduro sobre o marco regulatório dos meios de comunicação desse país", afirmou Lula, bastante aplaudido. "Ninguém quer censurar ninguém, só queremos gritar mais alto: liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós", completou.
 
HISTÓRICO COM BLOGUEIROS
Por duas vezes, Lula concedeu uma entrevista coletiva a blogueiros. Em 2010, ainda como presidente da República, e em abril deste ano, quando afirmou que a economia do país precisava melhorar, comentou a polêmica compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, que levou a presidente Dilma Rousseff para o centro da crise envolvendo a Petrobras, e fez um balanço sobre o processo do mensalão. O ex-presidente classificou como "violência" a maneira como a entrevista foi tratada à época por "alguns setores dos meios de comunicação" e disse que, por não ter nenhum cargo público, pode conceder entrevista "para quem quiser". "Fiquei 'deprê' com a violência com que alguns setores dos meios de comunicação trataram a entrevista que dei a blogueiros em abril. Eu não tenho nenhum cargo público e me dou o direito de dar entrevista para quem eu quero, para responder o que eu quero, na hora que eu quero. Essa é uma conquista de um cidadão brasileiro", disse. "Quero pedir desculpa por terem tratado vocês com tanta violência", afirmou o ex-presidente em referência a como, segundo ele, blogueiros que estavam no evento e também o entrevistaram no mês passado, como Conceição Lemes, editora do blog Viomundo, foram tratados pela "grande imprensa". "Chamaram vocês de blogueiros sujos, como se eles fossem limpos", disse Lula. Nesta sexta-feira (16), o ex-presidente participou do 4º Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais, em São Paulo. Foi a segunda vez que esteve no evento. Em 2011, fez parte de uma das mesas, em Brasília. Ao lado de Lula, estavam presentes o ex-ministro da Saúde e pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), o senador Eduardo Suplicy (PT), e os deputados federais José Mentor e Paulo Teixeira, do PT-SP

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...