terça-feira, 20 de maio de 2014

Lançamento da Festança Junina do Ceprama reúne artistas e convidados

A festança acontecerá nos dias 30 e 31 deste mês, às 19h, no Ceprama, na
Madre Deus, em São Luís. Com entrada gratuita, deve reunir oito mil brincantes.
O lançamento da edição comemorativa dos 10 anos da FestançaJunina no Ceprama foi um sucesso. Artistas, dirigentes de grupos folclóricos, convidados, patrocinadores e profissionais da imprensa nordestina prestigiaram o lançamento da prévia juninamais esperada da cidade, realizada no novo Restaurante Feijão de Corda, no Olho d´Água, em São luís (MA). A festança acontecerá nos dias 30 e 31 deste mês, às 19h, no Ceprama, na Madre Deus, em São Luís. Com entrada gratuita, a festança deverá reunir oito mil brincantes.
 
Com patrocínio da Cemar (Lei de Incentivo à Cultura) do Governo do Maranhão, através da Secretaria de Cultura a Festança tem apoio do Restaurante Feijão de Corda, Centro Elétrico, Ponto 300 Malharia, Prefeitura de São Luís, São Luís Convention e Visitors Bureau (SLC&B). A realização é da 2M Produções e Serviços e Mario Jorge Produções. A abertura da Festança será no dia 30 de maio, com Boi da Maioba, Boi de Morros, Boi de Nina Rodrigues, Boi de Santa Fé e shows com Roberto Brandão, Josias Sobrinho e Roberto Ricci.
 
Já no sábado, dia 31, a Festança será animada pelo Boi de Axixá, Boi Barrica, Boi da Pindoba, Boi Meu Tamarineiro, Boi Novilho dos Lençóis e shows com os cantores César Nascimento, Djalma Chaves e Gabriel Melônio. Prestigiaram a festa o diretor de comunicação e marketing da Cemar, Hubert Oliveira; os proprietários da rede de Restaurantes Feijão de Corda, Francisco Neto e Rosângela Dias; os cantadores Zé Inaldo, Lobato e Zé Olhinho, os dirigentes do Boi de Axixá e Novilho dos Lençóis, que fizeram uma apresentação para os convidados, o produtor cultural Zeca da Cultura; Nan Sousa e Liviomar Macatrão (SLC&B).
 
Matracas grátis - Prestigiaram ainda os cantores Gabriel Melônio e Roberto Brandão, diretor do Teatro Arthur Azevedo; os radialistas da rádio Educadora, Joel Jacintho e Juarez Sousa; os jornalistas Léa Zacheu (Revista de Turismo), Willian Santos (Correio de Notícias e Caras e Nomes), o design gráfico Jesiel Pontes; os jornalistas Patrícia Cunha e Gilson Ferreira (O Imparcial). No lançamento da Festança serão distribuídas mil matracas ao público.
 
De acordo com o produtor cultural Mário Jorge Gonçalves, nesses 10 anos a Festança passou por muitas transformações.“Começamos há 10 anos fazendo a festa em um dia com cinco atrações. De dois anos para cá ampliamos o número de dias em consequência das atrações que também aumentaram demonstrando que o evento se consolidou no meio cultural. A Festança veio para preencher uma lacuna no mês de maio quando não havia nenhuma festa junina na cidade e estamos conseguindo”, disse o produtor.
 
Para comemorar os 10 anos está sendo finalizado um CD com 14 faixas, sendo 13 toadas que fizeram sucesso ao longo de uma década da Festança, além da música Ilha Magnética, de César Nascimento. O cantador Chagas irá cantar uma toada feita para esses 10 anos, composta pelo músico e compositor Wellington Reis, chamada Festança no Ceprama. “O CD será lançado nos dois dias e vem coroar essa trajetória da Festança”, comenta Mário Jorge.
 
Sotaques- Para o cantor Roberto Brandão é sempre uma alegria participar do evento ao lado dos mais representativos grupos juninos do Estado. “É o início do São João né? Uma reunião de artistas e grupos começando a temporada junina. É uma grande honra participar de mais esta edição, acho que a quinta, e levar ao público músicas que a gente gosta de cantar e que fazem parte das nossas festividades juninas”, diz o cantor.
 
Zé Olhinho, amo do boi de Santa Fé (sotaque de baixada), diz que é a terceira vez que está participando e vai levar o boi com a humildade de sempre fazendo o melhor que o grupo tem a oferecer. “Vamos cantar Sou Guerreiro, Sou Valente, que é o carro chefe desta temporada e está no CD da Festança, e outras toadas já consagradas, além das inéditas. Talvez façamos o lançamento do CD do boi na apresentação do evento. O CD vem com várias toadas inéditas e uma homenagem ao cantador João Câncio (que era amo e cantador do boi de Pindaré)”, conta Zé Olhinho.
PROGRAMAÇÃO
Dia 30
BMB de Morros
BMB Santa Fé
BMB da Maioba
BMB de Nina Rodrigues
Roberto Ricci
Josias Sobrinho
Dia 31
Boi Barrica
BMB de Axixá
BMB da Pindoba
BMB Novilho dos Lençóis
BMB Meu tamarineiro de Ribamar
Roberto Brandão
César Nascimento
Gabriel Melônio
Serviço
O quê? Festança Junina no Ceprama
Quando? Dias 30 e 31 de maio
Onde? Ceprama (Madre Deus)
Quanto? Aberto ao público

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...