sexta-feira, 16 de maio de 2014

Prefeitura lança Mostra Científica e inicia curso em Educação Ambiental

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A Prefeitura de São Luís lançou na manhã desta quinta-feira (15) a I Mostra Educacional de Ciências, Tecnologia, Meio Ambiente e Cultura. A solenidade de lançamento foi realizada durante a aula inaugural do curso “Formação em Educação Ambiental na Escola: educando para a sustentabilidade”. A iniciativa obedece à recomendação do prefeito Edivaldo de alinhamento pedagógico e compartilhamento das experiências exitosas das escolas municipais.
 
Participaram do lançamento gestores escolares, cursistas e equipe técnica da Secretaria de Educação (Semed). O objetivo da Mostra é promover o diálogo entre as unidades de Educação Básica a partir das experiências educativas desenvolvidas no ambiente escolar que tenham ênfase em Ciências, Tecnologias, Meio Ambiente e Cultura. Poderão participar do projeto professores e estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental regular e também os matriculados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
 
Para se inscrever, os interessados devem preencher a ficha de inscrição que será enviada pela Semed às escolas e devolvê-la no Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da instituição no período de 19 a 31 de maio. A intenção é que a mostra seja realizada em 25 de setembro, Dia Nacional de Mobilização pela Educação.
 
“Nossa intenção é buscar o reconhecimento dos trabalhos já desenvolvidos pelas nossas escolas, com a apresentação para a comunidade local e para a comunidade científica”, explicou a coordenadora do Núcleo de Educação Integral da Semed, Alice Bogéa.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
 
As atividades seguem as diretrizes de governo determinadas para a área da Educação pelo prefeito Edivaldo para possibilitar educação integral e de qualidade a todos os estudantes, bem como a valorização e o incentivo à formação dos professores. “Formação para os professores implica em melhoria na gestão de sala de aula. Por meio de atividades como essas, nossos educadores e educadores poderão melhorar ainda mais as suas práticas pedagógicas”, afirmou o secretário de Educação, Geraldo Castro.
 
A aula inaugural do curso de “Formação em Educação Ambiental na Escola: educando para a sustentabilidade” contou com a palestra do professor mestre da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Roberto Santos Ramos, que abordou o tema “Educação para a Sustentabilidade”. Durante a solenidade, houve ainda a entrega simbólica de certificado a gestoras escolares da turma anterior.
 
“Participar deste curso me trouxe mais conhecimento acerca da Educação Ambiental, tema em discussão atualmente em nossa sociedade. Aprendi que o meio ambiente dá respostas para aquilo que recebe da comunidade. As reflexões feitas na formação me auxiliaram no desenvolvimento de um projeto na escola cujo eixo central é a Educação Ambiental. A formação nos permitiu ainda adquirir novos conhecimentos que nos auxiliaram na discussão do tema em sala de aula, de forma dinâmica e lúdica”, destacou a gestora adjunta da escola Carlos Madeira, Dorivane Oliveira.
 
Para os educandos, o maior benefício propiciado pela formação é a mudança de hábitos. “Aprendi muitas coisas. A formação me ensinou a ter hábitos mais sustentáveis e, assim, ter uma cidade e um mundo melhor para todos nós”, comentou o estudante Victor Manoel Ferreira, da Unidade de Educação Básica Professor Sá Valle.
 
“Creio que será proporcionada a oportunidade de aprender sobre o modo de utilização mais sustentável dos recursos disponíveis, bem como de forma a renová-los. Essas e outras informações serão utilizadas por mim para sensibilizar meus estudantes, com a finalidade de termos uma escola mais sustentável”, destacou a professora da Unidade de Educação Básica Luís Martins, Karla Fabianne Costa de Carvalho.
SAIBA MAIS
 
A “Formação em Educação Ambiental na Escola: educando para a sustentabilidade” possui carga horária de 140 horas e contará com a participação de 131 cursistas, entre docentes da rede municipal de ensino e pessoas da comunidade. O primeiro módulo será ministrado no próximo sábado (17), às 8h, no Parque do Bom Menino.
 
A coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Semed, Francisca Marques, destacou os objetivos do curso. “Os participantes discutirão os princípios norteadores da Educação Ambiental e ainda terão a oportunidade de refletir acerca de suas práticas no dia-a-dia e na comunidade escolar”, enumerou.
 
A metodologia da formação inclui aulas teóricas expositivas e dialogadas, dinâmicas de grupo, atividades em grupo e individual, aulas práticas, oficinas e exibição de vídeos.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...