quarta-feira, 7 de maio de 2014

MPMA inicia campanha de combate às drogas em São Luís

Palestra drogas 04
Alunos do Liceu Maranhense foram os
 primeiros contemplados pela campanha do MPMA
Palestra drogas 01
Layla Estrela e Nicole Mendes alertaram
 sobre os malefícios das drogas
Cristiane
Cristiane Lago destacou as diferenças entre
 os tipos de drogas
Palestra drogas 02
Ação articulada de combate às drogas
vai atingir estudantes do ensino fundamental
e médio
A 11ª Promotoria de Justiça de Substituição Plena da Comarca de São Luís realizou nesta terça-feira, 6, das 10 às 11h, no auditório da Biblioteca Pública Benedito Leite, a palestra "Quem escolhe seu caminho? Você ou as drogas?", voltada aos alunos do Liceu Maranhense. A atividade marcou o início da campanha do mesmo nome, que vai realizar palestras com o objetivo de combater o uso das drogas no meio escolar.

Na palestra, a promotora Cristiane Coelho Maia Lago abordou as consequências negativas do uso de entorpecentes e destacou as diferenças entre drogas depressoras, estimulantes e alucinógenas. "A informação é uma ferramenta estratégica para combater o problema. Ao conhecer os riscos, os jovens terão convicção para dizer não às drogas".
Para a secretaria-adjunta de Estado da Cultura, Laura Amélia Damous, que também é membro da Academia Maranhense de Letras, a articulação de órgãos, instituições e comunidade escolar é fundamental para alertar os alunos sobre o perigo das drogas. "A droga é a raiz de muitos problemas. Com essa conscientização, os jovens terão subsídios para escolher o melhor caminho".
No mesmo sentido, a diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite, Rosa Maria Ferreira, enfatizou que o projeto inicia uma reflexão com o objetivo de mudar a realidade. "As ações de conscientização têm ressonância quando promovemos o debate e os estudantes ampliam sua leitura de mundo".
Para o diretor-geral da Procuradoria Geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, que representou a procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, uma campanha dessa envergadura sinaliza, acima de tudo, o compromisso social do Ministério Público. "Desejo sucesso ao novo projeto e que as informações disseminadas ampliem as oportunidades de escolha dos estudantes".
DINÂMICA
A campanha "Quem escolhe seu caminho? Você ou as drogas?" vai promover palestras para alunos de escolas públicas municipais e estaduais. Será realizada uma palestra por mês, nas dependências da Biblioteca Benedito Leite. Além disso, serão realizados concursos de desenho e poesia sobre o tema da campanha, com premiação para os três primeiros classificados de cada escola. O primeiro lugar poderá passar um dia na sede das Promotorias de Justiça da Capital, conhecendo as atribuições do MPMA.
No Liceu Maranhense, as vencedoras do concurso de desenho foram as estudantes do 1º ano do ensino médio Layla Estrela e Nicole Mendes. "A campanha é importante, pois promove o debate dentro da escola", enfatiza Layla Estrela. A opinião é compartilhada por Nicole Mendes, que destacou a iniciativa do Ministério Público. "É muito importante promover a conscientização dos jovens contra as drogas".
 
Redação: Johelton Gomes (CCOM-MPMA)
Fotos: Francisco Colombo (CCOM-MPMA)

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...