segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Uso errado do Alexa cria falso ranking de blogs mais acessados do Maranhão

Atual7
 
Embora apareça bem posicionado na lista dos blogs mais acessados do Maranhão, divulgada nesta segunda-feira (3) pelo jornalista Diego Emir – e viralizada por blogueiros sem conhecimento do funcionamento da ferramenta, o Atual7 levantou que os dados apresentados estão completamente fora da realidade.
 
Usando o medidor de tráfego e tendência de dados Alexa como se usava o falecido Google Trends, Emir montou e divulgou de forma axiomática o que seria os 31 blogs ‘mais lidos do Estado’. Com um pouco mais de tempo – ou a busca por um profissional da área, o jornalista teria descoberto que o próprio site do Alexa informa que as informações sobre o tráfego dos sites consultados são obtidas, somente, por meio da análise de milhões de usuários que baixaram em seus navegadores e utilizaram o Alexa Toolbar nos últimos 3 meses.
 
A métrica final, segundo o próprio Alexa, é uma medida geométrica combinada de visitas únicas e páginas visualizadas destes mesmos utilizadores.
 
Ao pé da letra, isso significa que o leitor que neste momento acessa o Atual7 e não possui a Alexa Toolbar instalado em seu computador não vai ter seu tráfego contabilizado, mas somente os que possuem a ferramenta instalada. De cara, percebe-se que a lista pode ser facilmente fraudada, ainda mais que [ainda] não existe uma versão compatível com o Windows Vista.
 
Além disso, os 31 blogs que aparecem na lista só estão lá por terem sido inseridos manualmente para a comparação, o que implica que blogs conhecidos e bem acessados em suas regiões – como o Maicon Sousa, Acélio Trindade, Páblo Lima e Louremar Fernandes – podem ter mais acessos até que o próprio Atual7, embora não tenham aparecido na lista de Diego Emir simplesmente por não terem sido inseridos na comparação de tráfego.
 
No próprio Alexa, uma aba chamada Top Sites mostra – até a publicação dessa matéria – endereços completamente desconhecidos, como qq.com, taobao.com e sina.com.cn, a frente de grandes sites como wikipedia.org, live.com, twitter.com e amazon.com.
 
Também diferente do que foi divulgado, o Alexa – como o Google Trends e outros medidores de tráfego – analisa apenas os dados de domínios. No caso, os blogs de O Estado do Maranhão, Jornal Pequeno e O Imparcial não são aferidas pela ferramenta por ser eles subdomínios, o que nada tem a ver com o medidor americano não conseguir ‘discernir o que é especificamente site e/ou blog’, como afirmou o jornalista em sua página.
 
No caso, o blogueiro John Cutrim também acabou passando uma falsa informação ontem (2), quando colocou que seu blog é o mais acessado do Maranhão. Embora o endereço inserido por ele no campo de comparação de tráfego seja o de seu blog, o Alexa mediu apenas o tráfego do domínio do Jornal Pequeno.
 
Para o Alexa, os gigantes Twitter e Amazon perdem para os desconhecidos TT e Taobao. Foto: Reprodução / Alexa
 
MEDIDOR SEM CREDIBILIDADE Para o Alexa, os gigantes Twitter
e Amazon perdem para os desconhecidos
 TT e Taobao. Foto: Reprodução / Alexa

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...