Atual7
Embora apareça bem posicionado na lista dos blogs mais acessados do Maranhão, divulgada nesta segunda-feira (3) pelo jornalista Diego Emir – e viralizada por blogueiros sem conhecimento do funcionamento da ferramenta, o Atual7 levantou que os dados apresentados estão completamente fora da realidade.
Usando o medidor de tráfego e tendência de dados Alexa como se usava o falecido Google Trends, Emir montou e divulgou de forma axiomática o que seria os 31 blogs ‘mais lidos do Estado’. Com um pouco mais de tempo – ou a busca por um profissional da área, o jornalista teria descoberto que o próprio site do Alexa informa que as informações sobre o tráfego dos sites consultados são obtidas, somente, por meio da análise de milhões de usuários que baixaram em seus navegadores e utilizaram o Alexa Toolbar nos últimos 3 meses.
A métrica final, segundo o próprio Alexa, é uma medida geométrica combinada de visitas únicas e páginas visualizadas destes mesmos utilizadores.
Ao pé da letra, isso significa que o leitor que neste momento acessa o Atual7 e não possui a Alexa Toolbar instalado em seu computador não vai ter seu tráfego contabilizado, mas somente os que possuem a ferramenta instalada. De cara, percebe-se que a lista pode ser facilmente fraudada, ainda mais que [ainda] não existe uma versão compatível com o Windows Vista.
Além disso, os 31 blogs que aparecem na lista só estão lá por terem sido inseridos manualmente para a comparação, o que implica que blogs conhecidos e bem acessados em suas regiões – como o Maicon Sousa, Acélio Trindade, Páblo Lima e Louremar Fernandes – podem ter mais acessos até que o próprio Atual7, embora não tenham aparecido na lista de Diego Emir simplesmente por não terem sido inseridos na comparação de tráfego.
No próprio Alexa, uma aba chamada Top Sites mostra – até a publicação dessa matéria – endereços completamente desconhecidos, como qq.com, taobao.com e sina.com.cn, a frente de grandes sites como wikipedia.org, live.com, twitter.com e amazon.com.
Também diferente do que foi divulgado, o Alexa – como o Google Trends e outros medidores de tráfego – analisa apenas os dados de domínios. No caso, os blogs de O Estado do Maranhão, Jornal Pequeno e O Imparcial não são aferidas pela ferramenta por ser eles subdomínios, o que nada tem a ver com o medidor americano não conseguir ‘discernir o que é especificamente site e/ou blog’, como afirmou o jornalista em sua página.
No caso, o blogueiro John Cutrim também acabou passando uma falsa informação ontem (2), quando colocou que seu blog é o mais acessado do Maranhão. Embora o endereço inserido por ele no campo de comparação de tráfego seja o de seu blog, o Alexa mediu apenas o tráfego do domínio do Jornal Pequeno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário