segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Prefeito destaca ações de governo e agradece apoio da Câmara

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior apresentou parte das realizações do primeiro ano de gestão, as ações previstas no Programa Avança São Luís para este ano e agradeceu o apoio da Câmara de Vereadores à administração municipal no processo de reconstrução de São Luís. O reconhecimento foi feito durante a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos de 2014 (terceiro período da 18ª Legislatura) da Câmara Municipal, em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (3).
 
Da tribuna, o prefeito lembrou a sua passagem pela Câmara como vereador atuante e enfatizou a necessidade de permanência da harmonia e de independência entre os poderes. Ele ainda enfatizou a relação respeitosa, institucional e republicana com o Legislativo e parabenizou o trabalho dos vereadores na busca de soluções para os problemas da cidade.
 
“É uma satisfação voltar a esta querida Casa onde iniciei minha carreira política. Fiz grandes amigos e aprendi muito aqui. Espero continuar cont

ando com a colaboração de cada vereador e cada vereadora para tornarmos São Luís cada vez melhor”, discursou Edivaldo Holanda Júnior, que estava acompanhado do vice-prefeito, Roberto Rocha e de secretários municipais.
 
No pronunciamento, Edivaldo Holanda Júnior reiterou que todas as propostas firmadas em campanha serão executadas. “Temos muito trabalho pela frente, há muito que fazer. Passo a passo, com os pés no chão, avançaremos ainda mais realizando ações e obras que melhorarão a vida dos moradores”, disse, lembrando que adota no seu governo uma cultura democrática, transparente e de diálogo com a sociedade.
A reabertura oficial dos trabalhos da Câmara Municipal iniciou com cerimônia na área externa da sede, com o hasteamento das bandeiras, acompanhado posteriormente da entoação do Hino Nacional.
No plenário, o presidente em exercício da Casa, vereador Astro de Ogum (PMN), deu boas vindas aos vereadores, fez um balanço das ações implementadas e defendeu a continuidade “proveitosa” da parceria institucional estabelecida entre Câmara e Prefeitura em favor de São Luís.
 
“Esta Casa cumpre o seu dever e obrigação de reiniciar os trabalhos no dia de hoje. Queria nesta oportunidade pedir a Deus que nos abençoe e também ao prefeito, que ele possa continuar com o trabalho colocado em prática, que já deu passos significativos de melhoras. A Câmara de Vereadores faz o possível e o impossível para ajudar São Luís. Ao prefeito e sua equipe, contem conosco, estamos à disposição para trabalhar por São Luís”,destacou Astro, ao acrescentar que o prefeito valorizou a Câmara ao chamar a vereadora Helena Duailibe (PMDB) para assumir a Secretaria de Saúde.
 
À sessão solene compareceram o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), conselheiro Edmar Cutrim; o diretor Institucional da Assembleia, Ivan Sarney; o promotor Marcos Valentim, representando a procuradora-geral de Justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, além de vereadores e convidados.
AVANÇOS
 
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior expôs aos presentes um balanço do primeiro ano de gestão à frente da Prefeitura. Ele enfatizou que será dada prioridade à celebração de parcerias efetivas com os governos estadual e federal.
 
Na área da educação, o prefeito enfatizou que as aulas iniciaram no tempo certo, concedido reajuste nos salários dos professores, implantação das primeiras escolas em tempo integral, além da concessão de benefícios, como progressões e titulações. Foram feitas, também, a entrega de 44 novos ônibus que irão realizar com segurança e conforto o transporte dos alunos da rede municipal às unidades de ensino. A Prefeitura ainda realizou processo seletivo para 650 novos professores que atuarão da rede. Para este ano, Edivaldo garantiu o início da construção de 13 creches e reiterou que estão garantidos recursos para a construção de mais dez escolas.
 
No intuito de amenizar problemas na área da saúde, o prefeito lembrou que evitou o colapso total do sistema, que era iminente no início do ano. “Fizemos reformas no Hospital da Criança, Hospital da Mulher, postos de saúde e em unidades mistas. Neste ano, realizaremos as reformas nos Socorrões e estamos com recursos garantidos para construir na Cidade Operária uma Maternidade com 125 leitos”, anunciou Edivaldo.
 
Entre outras ações, ele delineou a execução de serviços de limpeza de galerias, bueiros, iluminação pública, operações de requalificação asfáltica coordenadas pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp). O prefeito citou ainda a aceleração das obras dos canais Cohab-Cohatrac e Gangan, intensificação dos serviços do Centro de Esportes e da Cultura no Coroado, entrega de seis mil unidades habitacionais em parceria com o governo federal (mais 7 mil prontas para serem entregues), entrega de títulos de propriedade, dos quais 800 para o Coroadinho, investimentos na pavimentação de centenas de ruas, a exemplo do Pólo Coroadinho, onde cerca de 400 vias estão sendo pavimentadas.
 
Como meta de universalizar o acesso ao saneamento básico, Edivaldo elencou a implantação de sistema de esgotamento sanitário de qualidade beneficiando mais de 31 mil famílias distribuídas em 30 bairros do eixo Itaqui-Bacanga bem como construção de 211 km de redes de coleta de esgoto, com um total de 31.116 ligações condominiais.
 
“Em breve estaremos inaugurando o pré-vestibular gratuito, que alcançará jovens que não tem condições de pagar um cursinho. Implantaremos também o Bilhete Único, que se dará com o processo de licitação pública do sistema de transporte”, assinalou Edivaldo Holanda Júnior, ao finalizar seu pronunciamento convocando a sociedade civil e os segmentos a ajudarem fazer São Luís cada vez melhor.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...