terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Leões do Palácio do Governo são restaurados e retornam à cor original

Os leões que adornam a fachada da sede administrativa do Governo do Estado, na Praça Pedro II, passam por criteriosa restauração neste início de ano. De acordo com informações da Curadoria de Bens Culturais do Palácio dos Leões, as peças estão retornando à cor original, o bronze envelhecido.

A descoberta da coloração foi possível após a remoção de sucessivas camadas de tintas superpostas. O trabalho de pesquisa e restauro está sendo acompanhado por técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e prossegue também em outros espaços do Palácio.

“Foi feita uma pesquisa minuciosa e, durante o trabalho de restauração, constatamos ao manusearmos as próprias peças que essa era a cor original, encontrada ao fim da retirada das camadas de pigmentos”, afirmou Josimar Pereira, curadora de Bens Culturais do Palácio.

Segundo a Curadora de Bens Culturais, a cor original dos leões pode ser vista em catálogo documental publicado sobre o monumento em meados da década de 1980. O trabalho de recuperação está sendo executado pela Angra Restauro, empresa especializada na área.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...