terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Professores da rede municipal serão capacitados em Educação Ambiental

Transformar os professores da rede pública municipal em agentes multiplicadores da educação ambiental em suas escolas. Esse é o principal objetivo da parceria firmada entre o Instituto ALCOA e a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A partir da parceria, São Luís passa a ser uma das cidades integrantes do programa ECOA, que visa despertar tanto nos educadores quanto nos estudantes a consciência para o uso corretos dos recursos naturais disponíveis.

“Conforme sempre determinou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, nosso objetivo é formar cidadãos e cidadãs dignos e honestos. Para isso, precisamos garantir também a formação digna e correta dos nossos professores, despertando em cada docente o desejo de ser um multiplicador de uma mudança de atitude em relação às questões ambientais. Esse é um dos nossos grandes desafios”, disse o secretário de Educação, Geraldo Castro. A intenção da Prefeitura e do Instituto Alcoa é que as atividades do projeto iniciem na segunda quinzena de março, em seis escolas da zona rural ainda a determinar. 

Na prática, a parceria vai permitir que os professores de seis escolas da zona rural participem de formações continuadas em educação ambiental. Através da aprendizagem baseada em projetos, articulação de conteúdos de forma interdisciplinar, formação dos educadores e participação da comunidade os resultados esperados são despertar a consciência ambiental na comunidade, o incentivo aos hábitos e atitudes sustentáveis, melhoria do ambiente de aprendizagem, diminuição do impacto ambiental e fortalecimento da cidadania nas escolas.

“Queremos melhorar a qualidade de vida das comunidades e contribuir com a nossa cidade. Para isso, é preciso que trabalhemos então em prol da sustentabilidade, através da parceria entre a iniciativa privada, o poder público e comunidades”, afirmou a coordenadora de relações institucionais da Alumar, Joana Burgos.

SAIBA MAIS

Criado em 2011 a partir de um diagnóstico da realidade social de 52 municípios de atuação da Alcoa no Brasil, o programa ECOA já mobilizou mais de 24 mil pessoas e certificou 302 agentes ambientais. O objetivo da iniciativa é fomentar a participação comunitária na construção de sociedades sustentáveis. Isso é feito por meio de programas de Educação Ambiental voltados para valores humanos, conhecimentos, habilidades e atitudes.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...