sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

FINAL DA ADMINISTRAÇÃO - Governo do Estado e Embrapa serão parceiros na capacitação de produtores rurais

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Costa, participou, nesta quinta-feira (27), de reunião preliminar para discutir termos de parceria de cooperação técnica com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). "O objetivo principal deste encontro é elaboramos os termos para que a Embrapa possa ser nossa parceira no desenvolvimento de tecnologias que fomentem a produção agrícola do nosso Estado. É um desejo e preocupação da governadora Roseana que o Maranhão se torne um estado autônomo na produção de alimentos", esclareceu o secretário.


Estiveram presentes na reunião o pró-reitor de Planejamento e Gestão da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), Gilberto Mineiro; o superintendente de Apoio do Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Sectec, Felipe Serejo; o assessor técnico da Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), Messias Nicodemos da Silva; a pesquisadora em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável da Embrapa, Guilhermina Cayres; e o pesquisador da Embrapa Cocais, Carlos Freitas.


Durante a reunião foram traçadas metas iniciais para desenvolvimento desta parceria, "queremos aproveitar a plataforma educacional da Univima para levarmos capacitação em recursos humanos para agricultores familiares do Maranhão. Também, é nosso objetivo, com esta parceria, possibilitar uma assistência técnica adequada a esses produtores, o que irá proporcionar, um desenvolvimento autônomo e sustentável da agricultura familiar no Estado", pontuou Carlos Freitas.


O fomento para difusão de técnicas agrícolas e capacitação dos produtores maranhenses já é uma vertente do trabalho desenvolvido pela Sectec, através do programa de extensão da Univima, que a partir do segundo semestre deve oferecer cursos de capacitação profissional nesta área especifica. "Sabemos da crescente demanda do nosso Estado e estamos muito otimistas nesta ação. Por isso, vamos criar um protocolo de intenções para firmar esta parceria. Porque, é entendimento do Governo do Estado que aliar tecnologia e capacitação para os produtores maranhenses, vai render ao Maranhão um salto positivo nos aspectos econômicos e também, na qualidade de vida das pessoas", salientou o secretário José Costa.


O protocolo de intenções para a parceria institucional deve ser assinado na primeira quinzena de março

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...