quarta-feira, 2 de julho de 2014

Facebook será investigado por estudo de manipulação de emoções

Autoridades britânicas estão investigando se o Facebook violou leis de proteção de dados ao realizar um estudo psicológico sobre usuários sem o consentimento deles.
 
No teste, o Facebook "manipulou" o feed de notícias de quase 700 mil internautas para controlar as emoções às quais eram expostos.
 
O Escritório do Comissário de Informações (ICO, na sigla em inglês), órgão responsável por garantir a privacidade de informações sobre os cidadãos do país, informou que pretende questionar o Facebook sobre o estudo.
 
A empresa disse que garantiu "proteção apropriada" para as informação das pessoas.
"Responderemos com prazer às dúvidas que os reguladores possam ter", disse o diretor do Facebook na Europa, Richard Allen.
 
A sede europeia da empresa fica em Dublin, na Irlanda.
 
De acordo com os jornais Financial Times e The Register, o ICO disse que entraria em contato com o órgão irlandês de proteção de dados sobre a questão.
 
Teste emocionalA pesquisa foi realizada em colaboração com as universidades de Cornell e da Califórnia, em São Francisco. O experimento durou uma semana em 2012 e as "cobaias" foram 689 mil usuários da rede.
 
De acordo com o relatório sobre o estudo, "a experiência manipulou o quanto as pessoas foram expostas a diferentes emoções em seu feed de notícias".
 
O estudo descobriu que quanto mais histórias negativas os usuários recebiam, mas propensos ficavam a escrever um post negativo, e vice-versa.
 
A pesquisa foi feita para avaliar se a exposição a diferentes emoções levava os internautas a mudar seus próprios comportamentos de postagem.
 
O estudo foi criticado duramente por ter sido realizado sem o conhecimento ou aval dos usuários.
'Melhorar processos'O Facebook defende a pesquisa e afirma que não houve coleta desnecessária de dados pessoais.
 
"Nenhum dos dados utilizados foi associado com o relato de uma conta específica no Facebook", disse a rede social.
 
"Está claro que as pessoas ficaram chateadas e assumimos a responsabilidade por isso", disse Allen.
"Estamos melhorando nossos processos com base nessas opiniões."
 
Um dos autores do estudo, Adam Kramer, também do Facebook, admitiu que a empresa não expressou claramente suas intenções ao fazer a pesquisa.
 
"Posso entender a razão por que algumas pessoas estão preocupadas. Eu e os outros coautores lamentamos a forma como o experimento foi descrito e qualquer ansiedade causada por ele".

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...