sexta-feira, 11 de julho de 2014

Prefeitura acelera obras do Plano Estratégico de Melhorias para o Trânsito

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), realiza intervenções em alguns trechos da cidade para melhoria do fluxo de veículos nas principais vias. Entre as alterações que estão sendo realizadas, está a mudança de retornos realizados em canteiro central por retorno de quadra. No total, são 26 intervenções de curto, médio e longo prazo, que fazem parte do Plano Estratégico de Melhorias no Trânsito para a garantia da mobilidade, lançado pelo prefeito Edivaldo.
 
“Avançamos nas obras para que as intervenções no trânsito sejam efetivadas, com o máximo de agilidade. O planejamento está sendo executado ativamente para que a população já possa usufruir dos benefícios”, disse o prefeito Edivaldo. As modificações têm ainda o objetivo de promover a segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes.
 
Entre as obras em andamento estão as intervenções na Avenida Daniel de La Touche, na Cohama. Nesta sexta-feira (11), foram iniciados os trabalhos de terraplanagem para abertura de uma via alternativa atrás do antigo quiosque da lanchonete Big Gago. Com a conclusão do serviço, a Avenida Daniel de La Touche será interligada à Rua Euclides Farias, onde está localizada a Igreja Católica do bairro. Para fazer essa ligação, a intervenção cortará a Avenida Daniel de La Touche, criando, assim, uma nova artéria de fluxo do trânsito.
 
Segundo o titular da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros, as medidas no trânsito da Cohama vão resultar em melhor trafegabilidade dos usuários do transporte público e dos demais veículos de modo geral. O conjunto de ações permitirá o aumento da velocidade média para quase 35 km/h nos trechos críticos.
 
A vendedora Marília Castro da Silva (28), que trabalha em estabelecimento comercial do bairro, lembrou o alto fluxo de veículos na via, uma das principais da cidade e elogiou a iniciativa. “Considero de extrema necessidade as medidas tomadas aqui para reduzir os engarrafamentos, principalmente nos horários de pico”, disse.
 
Entre as intervenções de médio prazo está a reorganização do trânsito na Avenida General Arthur Carvalho. A via passará a ter um único sentido e os condutores poderão utilizar as avenidas Mato Grosso e Oito para retornar à São Luís Rei de França. Em locais como Parque Timbira e Aririzal estão sendo modificados os retornos antes realizados por meio de canteiros centrais. A intervenção permitirá que o condutor realize a manobra, por meio do "laço de quadra", ação de contornar o quarteirão para cruzar a avenida através de uma das ruas perpendiculares para o acesso de volta à via na mão oposta.
 
Canindé destaca que, dessa forma, a ação pode ser desenvolvida com maior segurança e sem provocar engarrafamento como ocorre atualmente. “Grande parte dos números de acidentes registrados no trânsito tem como causa esses retornos feitos por meio do canteiro central. Com a alteração, garantimos aos condutores e aos pedestres maior segurança”, afirma o titular da pasta. 
 
Será realizada ainda a implantação de retornos de quadra na Avenida Colares Moreira e a proibição do estacionamento na Avenida Castelo Branco. No retorno do Bacanga e na Avenida Litorânea as intervenções já mostram resultados positivos.  No retorno do Bacanga, a alteração beneficia os condutores que trafegam pelas avenidas Portugueses, Africanos e Vitorino Freire. Além da alteração realizada no procedimento dentro da rotatória, uma nova via está sendo implantada a partir da redução do canteiro central. Com a ação, os condutores terão cinco vias para o tráfego, sendo uma exclusiva para quem vai realizar o retorno, duas para quem segue para a avenida Vitorino Freire e duas para quem prossegue para a Africanos.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...