quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Após reunião do setor energético, ministro volta a afastar risco de apagão

Carolina Martins, do R7, em Brasília
 
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, voltou a afirmar, nesta quarta-feira (9), que o sistema de energia elétrica do País vai assegurar o fornecimento para todo o território brasileiro, mesmo com os reservatórios das usinas hidrelétricas no nível mais baixo dos últimos dez anos. De acordo com o ministro não há nenhum risco de apagão.
 
— Eu me lembro que falei em 2008, logo após ter assumido o ministério, no dia 21 de janeiro, quando se dizia, a exemplo de agora, que nós teríamos um desabastecimento. Não houve, não haverá agora e espero que jamais haja desabastecimento de energia elétrica neste País.
 
As declarações foram dadas após a reunião do CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico), realizada no MME (Ministério de Minas e Energia), em Brasília.
 
O encontro foi presidido pelo ministro e teve a participação do secretário-executivo do MME, Márcio Zimmermann, do diretor-geral do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Hermes Chipp, do diretor da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Edvaldo Santana, e do diretor da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Helder Queiroz. O presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Mauricio Tolmasquim, também estava presente.
 
O ministro lembrou que a reunião não foi convocada com urgência e que estava inicialmente marcada para dezembro de 2012. Ele fez questão de mencionar a chuva que caiu em Brasília, durante o encontro, para tranquilizar a população.
 
— A tendência é melhor daqui para frente com o abastecimento completo dos reservatórios das hidrelétricas.
 
Os reservatórios das usinas das regiões Sudeste e Centro-Oeste, responsáveis por 70% da geração de energia do País, estão com 28,32% da capacidade — nível menor que o de junho de 2001, mês em que se iniciou o racionamento de energia elétrica.
 
A presidente Dilma Rousseff antecipou sua volta das férias no Nordeste e retornou nesta terça-feira (8) a Brasília, mas não participou da reunião. O ministro Edison Lobão deve conversar com ainda hoje para repassar o que foi discutido no encontro do CMSE.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...