sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Vice-governador participa de capacitação para novos gestores da saúde

O vice-governador Washington Luiz, ressaltou, na manhã desta quinta-feira (24), durante capacitação para novos gestores municipais de saúde, a importância da eficiência na condução das políticas públicas nos municípios. "O Governo do Estado está promovendo seminários nas mais diversas áreas, orientando os novos gestores para que as políticas públicas cheguem com eficiência, atendendo as necessidades da população", observou.

"Estamos à disposição dos municípios para dar total apoio em programas e projetos, orientando-os em formulação das políticas e planejamento de suas ações", enfatizou o vice-governador.
Ministrada pelo Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Maranhão, com a participação de técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Ses), a capacitação contou com a presença de gestores dos municípios de Alcântara, Estreito, Guimarães, Santa Inês, São Raimundo do Doca Bezerra, Urbano Santos, Santo Amaro e Penalva.

A coordenadora Nacional de Plenária de Conselhos de Saúde no Maranhão, Georgina Pinheiro, falou aos gestores sobre a participação e controle social. "Os conselhos de saúde hoje são responsáveis por orientar, fiscalizar e controlar o financiamento da saúde no município", frisou, alertando que sem o conselho, os recursos não são repassados, prejudicando os serviços de saúde.

Paulo Costa Amorim, diretor da Unidade Mista de Saúde do município de Alcântara, comentou a importância do encontro para informar os novos gestores sobre temas fundamentais. "Aqui são tratadas informações importantes para estabelecermos a política de saúde do município e fazermos uma boa gestão dos recursos", apontou.

Agenda em Brasília

Na ocasião, o vice-governador Washington Luiz convidou os gestores para uma agenda em Brasília, no período de 28 a 30 deste mês, com a presidenta Dilma e representantes dos Ministérios das Cidades, Desenvolvimento Social e Saúde, com o objetivo de apresentar a situação dos municípios, a fim de firmar parcerias com o Governo Federal.

"Nosso objetivo é encaminhar soluções para os problemas identificados nos municípios, viabilizando convênios e recursos para políticas públicas nas áreas de infraestrutura e habitação, desenvolvimento social, educação e saúde", destacou.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...