segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Reunião entre Prefeitura e Governo do Estado traça plano para Carnaval

Por São Luís, FUNC - Em 28/01/2013

O presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves, participou na manhã desta segunda-feira, 28, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, de uma reunião com a secretária estadual de Cultura, Olga Simão, para tratar sobre os preparativos para o período carnavalesco da capital maranhense.
Esta foi a primeira reunião técnica entre os governos municipal e estadual e demais instituições que prestarão serviços durante o carnaval, tais como secretarias municipais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão. “A partir deste primeiro encontro vamos poder definir as funções de cada órgão e/ou entidade envolvida na realização da festa e até o Carnaval haverá outras reuniões técnicas”, frisou o presidente da Func.
Para garantir o disciplinamento no Carnaval, a administração municipal conta com o apoio de várias secretarias, como as secretarias municipais de Turismo, de Saúde, de Meio Ambiente, de Segurança Alimentar, de Segurança com Cidadania, além da Coordenação de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, de técnicos da Vigilância Sanitária, da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico e do Instituto Municipal da Paisagem Urbana.
José Ribamar Moraes, coordenador de eventos da Func, fez a explanação do programa de Carnaval da Prefeitura de São Luís, cujo circuito envolve a Praça Maria Aragão e o Carnaval Comunitário da Alegria, que contemplará três pólos: Anjo da Guarda, Cohab/Cohatrac e Desterro. Nestes locais serão disponibilizados estrutura de palco, som, luz, programação artística, além dos serviços públicos municipais.
Além da apresentação do plano de carnaval do Governo Estadual, Wellington Reis, coordenador geral da Superintendência de Ação e Difusão Cultural, ressaltou a necessidade de se manter as parcerias para a realização da folia em São Luís. “O mais importante é reunir todos os envolvidos e garantir a execução de cada etapa para assegurar a realização da festa de forma tranquila e satisfatória”, afirmou Reis.
 
 

Readequação do orçamento será divulgada em fevereiro

Por São Luís, SEPLAN - Em 28/01/2013

A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) informou que em fevereiro será anunciada a readequação do orçamento de 2013. Essa medida possibilitará adequar as prioridades da nova gestão à momentânea restrição financeira herdada da gestão anterior.
O titular da Seplan, José Cursino Raposo Moreira, se comprometeu em apresentar os dados ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior e demais secretários no dia 5 de fevereiro. O procedimento vai garantir que todas as pastas da administração municipal possam cumprir as ações previstas na Agenda Estratégica dos 120 dias de gestão. A readequação é necessária porque em 2012 as receitas do município ficaram abaixo do que foi previsto na LOA e a Prefeitura expandiu muito seus gastos, o que resultou em um saldo de restos a pagar sem cobertura orçamentária de cerca de R$ 1 bilhão.
O trabalho de revisão, iniciado este ano, das receitas e despesas mostraram que as receitas próprias indicadas na LOA 2013 tinham sido superestimadas em relação à real capacidade de arrecadação do município. O mesmo ocorreu com as receitas de transferência, que apresentaram queda em 2012 e devem cair ainda mais em 2013, por conta do baixo crescimento da economia e das desonerações fiscais concedidas pelo Governo Federal, como o IPI.
Além da revisão dos gastos e arrecadação, a Prefeitura também definiu como metas para ampliar a receita do município a captação de recursos externos, o combate à sonegação fiscal e a redução da inadimplência. Estas medidas estão inseridas dentro da Agenda para os primeiros 120 dias de gestão. Outras metas da Seplan para o início deste ano é a elaboração do PPA 2014- 2017 e a implantação do Portal da Transparência, o que permitirá a interação com a sociedade civil organizada.
 
 

Projeto de férias realizado pela Func incentiva crianças à leitura

Por FUNC - Em 28/01/2013

Aproveitando o período de férias dos alunos da rede pública de ensino, a Biblioteca Municipal José Sarney realiza nesta quinta, 31 de janeiro, e na sexta-feira, 01 de fevereiro, o projeto Férias na Biblioteca. As atividades culturais e de incentivo à leitura acontecem no horário das 14h30 às 17h.
Na programação, momentos de recreação com jogos, que auxiliam na troca de conhecimentos gerais, como dominó e bingo cultural; oficina de pintura e desenho; teatro de fantoches; além de atividades que promovam o incentivo à leitura, como a hora do conto, com textos de Rute Rocha, Monteiro Lobato, entre outros escritores da literatura infantil. Haverá também a distribuição de lanche para os presentes.
“O objetivo do projeto é oferecer momentos de lazer e entretenimento para crianças e adolescentes que residem no bairro de Fátima e em áreas adjacentes, que estão entrando em férias, assim como aproximá-las do ambiente da biblioteca”, destaca a diretora da Biblioteca, Rita Oliveira.
As atividades serão ministradas por bibliotecários e funcionários da biblioteca, e também por alguns alunos do curso de biblioteconomia, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão.
A Biblioteca - Criada através da lei nº 2.617, de 11 de maio de 1983, era ligada à estrutura de Secretaria Municipal de Educação, que na época acumulava as competências da área cultural. Com a criação da Fundação Municipal de Cultura, a Biblioteca passou para responsabilidade desta. Atua como centro de informação, que tem como função básica disponibilizar, prontamente, para os seus usuários, todo tipo de conhecimento. Fica localizada na Rua do Correio, s/n, Bairro de Fátima.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...