quinta-feira, 7 de março de 2013

Universo feminino em cartaz na Galeria Trapiche

A Galeria Trapiche Santo Ângelo realiza na próxima sexta-feira (08), às 19h, o vernissage da exposição “Feminino Plural”, do grupo Mulheres. A exposição é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado neste dia. A mostra reúne várias manifestações artísticas e, pela primeira vez, haverá a participação de homens no evento.

“A proposta é que o olhar sobre o universo feminino seja acionado de forma plural, diferenciado, permitindo uma nova abordagem da proposta, de forma diversificada”, explica o diretor da galeria, o escritor e jornalista Paulo Melo Sousa.

Serão apresentadas ao público obras na área da pintura, fotografia, vídeo-arte, instalação e performances, que ficarão em exposição até o dia 08 de abril, sempre das 9h às 12h e das 14h às 18h, com entrada franca.

A exposição conta com nomes já consagrados no segmento das artes visuais do Maranhão, como Marlene Barros, Adriana Karlem, Márcio Vasconcelos, Fransoufer, Romana Maria, Marília de Laroche, Cláudio Costa, Cláudio Vasconcelos, Edgar Rocha, Ana Borges, Murilo Santos, Beto Lima, Binho Dushinka, Lurdimar Castro, Diego Uchôa, Cláudia Matos, Alain Moreira Lima, Luís Carlos, Giselle Viana, Cyro Falcão, Fábio Vidotti, Clara Vidotti, Fernando Sah, Silva Quadash, Wilka Barros, Ribaxé, Lícia Garcia, Hiago e Marcelo Cunha.
 
INTERVENÇÕES POÉTICAS
No dia da abertura da exposição, também está prevista a realização de performances. Um dela é "Onde está Ilse?", com direção do ator e professor Luiz Pazzini e a participação da atriz Lígia D’Cruz. Trata-se de um texto adaptado de Bernad Shaw e Frederic Wedekind.
Com duração de 20 minutos, o texto é uma colagem dramatúrgica de obras referentes ao mito de Galatéia. São diálogos transformados em monólogos que correspondem à memória da personagem Ilse, tratando da exploração da menina de rua na infância, abordando ainda temas polêmicos como liberdade sexual, sexo na adolescência e aborto. A atriz e escritora Kátia Dias também marcará presença, com interpretação de textos poéticos.
 
PALESTRAS SOBRE O FEMININO
 
Durante todo o mês de março serão realizadas palestras sobre a temática. Dia 14, a professora do curso de História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Luciana Campos, ministrará a palestra “O Feminino no Medievo”.
No dia 21, o tema será “Leitura sobre o feminino abordando a obra de Simone de Beauvoir”, com a professora de Filosofia da UFMA, Rita de Cássia Oliveira e no dia 29, a psicanalista Thaís Moraes fará uma palestra com o tema “A Imagem do Feminino”.

Para encerrar as atividades, haverá ainda a exibição do vídeo “Mulheres Encarceradas”, de autoria da advogada Luziane Martins, no dia 05 de abril, seguido de debate com representantes do judiciário maranhense. “A nossa intenção é incentivar o exercício de vários olhares sobre a questão feminina, de forma interdisciplinar, tendo como base a visão sistêmica”, finaliza Paulo Melo Sousa.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...