O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, disse nesta quinta-feira (21) que as cidades de Tel Aviv e Haifa serão “aniquiladas” caso Israel ataque a república islâmica.
A ameaça, feita ao vivo pela TV, ocorre logo após a visita do presidente dos EUA, Barack Obama, a Israel.
O americano reafirmou o apoio americano à segurança israelense e disse que Israel não precisa avisar os EUA caso decida atacar o Irã.
Israel ameaçou uma ação militar contra o Irã caso Teerã não abandone sua atividade nuclear.
As potências ocidentais acreditam que o programa nuclear iraniano tem o objetivo de desenvolver armas nucleares, mas o Irã nega.
Obama visita Israel e afirma aliança inabalável com judeus
O presidente dos EUA, Barack Obama, disse no início de sua primeira visita oficial a Israel, nesta quarta-feira (20), que o comprometimento dos Estados Unidos com a segurança do Estado judeu é sólido como uma rocha.
“Vejo esta visita como uma oportunidade de reafirmar os laços inquebráveis entre as nossas nações, para reafirmar o comprometimento inabalável da América com a segurança de Israel e para falar diretamente ao povo de Israel e a seus vizinhos”, disse Obama numa cerimônia de recepção no aeroporto de Tel Aviv.
“Tenho confiança em declarar que nossa aliança é eterna, é para sempre”, acrescentou.
Visita
Esta é a primeira visita de Obama a Israel como presidente dos Estados Unidos. O candidato Obama foi ao país em 2008, durante a campanha presidencial.
O Irã deve dominar as conversações em Israel, diante das suspeitas ocidentais de que Teerã está desenvolvendo uma arma nuclear sob a fachada de um programa atômico civil.
Não se espera que Obama aproveite a viagem ao Oriente Médio para lançar uma proposta visando à retomada do processo de paz entre Israel e os palestinos. Na semana passada, Obama disse à TV de Israel que seu objetivo era “escutar”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário