segunda-feira, 4 de março de 2013

Prefeitura promove ações de saúde no bairro Santa Bárbara

Mais uma ação social foi promovida pela Prefeitura de São Luís em prol de famílias atingidas pela chuva, no período de carnaval. No sábado, 2, cerca de 100 famílias da comunidade Vila Militar, do bairro Cruzeiro de Santa Bárbara, puderam realizar consultas médicas (adultas e pediátricas), fazer exames de verificação de glicemia e pressão arterial, além de receber orientações sobre dengue, hanseníase e tuberculose. 

A atividade, coordenada pela Secretaria de Saúde (Semus), foi uma resposta à solicitação da própria comunidade da Vila Militar, sendo integrada, desta forma, ao calendário de ações itinerantes que está sendo construído pelo órgão.

Marcony Vilharins, coordenador de Estratégias da Saúde da Família, explicou que a ação objetivou diagnosticar os principais problemas que vem atingindo a comunidade para que fossem tomadas as medidas imediatas e quando necessário realizar o encaminhamento às unidades de saúde.

Vilharins destacou que as principais queixas foram de casos de diarreia, vômitos, dores estomacais e problemas de pele. A exposição de crianças à água contaminada, proveniente de pontos de alagamento, pode ter sido fator para o surgimento destes problemas. “Todos foram examinados, diagnosticados e o atendimento feito de forma adequada, sem casos de maior gravidade”, ressaltou.

Assim como na ação social realizada no final de fevereiro no bairro Cidade Operária, a distribuição de medicamentos, a partir da prescrição médica, também foi realizada. 

A equipe responsável pelas ações de saúde bucal mostrou para as crianças a forma correta de fazer a higienização de dentes e língua, efetuaram a aplicação de flúor e houve a distribuição de kits de escovação.

A moradora Kayane Sousa, 20, aproveitou as equipes de atendimento para colocar em dia a vacinação do seu bebê de nove meses, enquanto sua filha de dois anos, acompanhada da avó, recebia dicas sobre os métodos corretos de escovação dentária. “Eles não estão doentes. Mas aproveitei a ação para trazê-los. Desta forma, eles não vão adoecer”, comemorou.

Um dos serviços mais procurados pela comunidade foi o de imunização. Vacinas contra a hepatite, poliomielite, febre amarela, rotavírus, entre outras doenças prevalentes da infância, foram aplicadas. Para os adultos, também foi disponibilizada a vacinação antitetânica.

Muitas crianças, idosos e portadores de necessidades especiais compõem a comunidade da Vila Militar. Maria Celeste Oliveira, 81, aproveitou a ação para aferir a pressão arterial e testar a glicemia. “Estou ótima. Está tudo normal”, afirmou a idosa, enquanto se dirigia para realizar outros exames.

Como atividade que precedeu a Ação Social, foi realizado na sexta-feira (1º) o carro do fumacê, que percorreu a comunidade e ruas dos bairros vizinhos para combater o mosquito da dengue. A operação Bota-Fora, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), que consiste no recolhimento de entulhos que possam acumular água tornando o ambiente propício à proliferação do mosquito da dengue e a capina destes locais, começou a ser realizada.

Durante todo o evento, a comunidade também pode vacinar cães e gatos contra a raiva.
Segundo um dos líderes comunitários da Vila Militar, Josiel Silva, muito ainda precisa ser feito, mas a ação da Prefeitura foi importante, sendo a primeira desse porte realizada na localidade. “A gente fica agradecido pelo atendimento que foi feito”, disse.

Para o secretário de Saúde, Vinicius Nina, eventos como esse são importantes para promover dentro dessas comunidades carentes as ações de saúde necessárias, tanto para diagnosticar quanto para tratar e prevenir.

“É uma ação que aproxima ainda mais as equipes técnicas dos problemas da população fazendo com que os mesmos sejam resolvidos com maior rapidez”, concluiu.

Equipes da Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas) e da Defesa Civil também estiveram no local participando da ação social.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...