segunda-feira, 18 de março de 2013

Prefeitura entrega mais quatro ambulâncias para o SAMU

A população de São Luís agora contará com o serviço de mais quatro ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Conquistados pela Prefeitura junto ao Governo Federal, os novos veículos foram entregues nesta segunda-feira (18) pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior ao secretário de Saúde Vinícius Nina, no Palácio La Ravardière. A partir de agora, o SAMU conta com 20 veículos, constituídos por 15 ambulâncias básicas, 2 UTIs móveis, 2 motolâncias e 1 Veículo de Intervenção Rápida (VIR).
As novas ambulâncias já começam a circular a partir da entrega realizada nesta segunda e atenderão urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica e cirúrgica, realizando atendimento em vias públicas, locais de trabalho e residências. “Com os novos veículos, diminuiremos o tempo de espera, aumentaremos nosso raio de ação e salvaremos mais vidas”, destacou Artur Serra, diretor-geral do SAMU.
Para o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, a entrega das ambulâncias é um grande avanço e motivo de comemoração. Durante a entrega, ele relembrou as condições em que recebeu a saúde de São Luís no início da gestão, quando apenas duas ambulâncias tinham condições de atender uma população com mais de um milhão de habitantes. Em menos de 90 dias de administração, a gestão atual já está renovando a frota e planejando reformas para os hospitais Socorrão I e Socorrão II. No Hospital da Criança, a reforma e ampliação serão iniciadas este mês.
“Durante a campanha, assumimos com o eleitor o compromisso de cuidar de sua saúde e da saúde de sua família. Recebemos uma saúde defasada e garantimos nosso objetivo de reconstruí-la”, declarou o prefeito, reforçando ainda o objetivo de trabalhar incansavelmente nos próximos dias. “A população está assistindo ao nosso trabalho e é para ela que iremos trabalhar, a fim de garantir que a dignidade humana e a qualidade de vida aumentem ainda mais”, enfatizou.
De acordo com secretário de saúde Vinícius Nina, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior já assinou um termo de doação encaminhado ao Ministério de Saúde, cuja meta é garantir mais oito ambulâncias para São Luís. “Não abriremos mão de investir na qualidade. Queremos reforçar nosso compromisso com a população e garantir, desse modo, um serviço público mais eficiente, ágil e eficaz”, afirmou.
Em São Luís, o SAMU realiza serviços de prestação de socorro à população em casos de emergência, funcionando 24 horas por dia. Na equipe de 350 servidores profissionais da saúde na capital, atuam médicos, enfermeiros, auxiliares, técnicos de enfermagem e socorristas. O socorro é realizado após chamada gratuita feita para o número 192, onde técnicos identificam a emergência e enviam o veículo adequado ao local onde será iniciado o atendimento.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...