segunda-feira, 1 de abril de 2013

Campanha de diagnóstico rápido realizou mais de 300 atendimentos no Socorrão I

A campanha de diagnóstico por testes rápidos, promovida pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I, realizou mais de 300 procedimentos em servidores. A atividade, que foi iniciada na segunda-feira (25), consistia na realização de exames laboratoriais com o objetivo de denunciar a presença do vírus do HIV, sífilis ou de hepatites virais.
 
 
Os exames levam cerca de 20 minutos para obter resultado. Também estava incluso na ação, o teste anti-HBs, que diagnostica se os servidores que já tomaram vacina contra Hepatite B permanecem imunes.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Epidemiologia, Emile Amorim, a ação foi um sucesso e com diagnósticos que tranquilizam os servidores, além de propor uma maior segurança para pacientes e acompanhantes. Se diagnosticada alguma doença, o funcionário seria orientado para acompanhamento médico.
Lílian Soares, servidora do hospital, esteve entre os que realizaram o teste. Ela acredita que a campanha tem um papel importante, uma vez que funcionários do hospital estão sempre em contato com pessoas doentes, mas nem sempre têm tempo disponível para realizar exames. Portanto, a facilidade de fazê-los no local de trabalho acaba incentivando a realização dos mesmos.
Os servidores que apresentaram resultado positivo nos testes foram encaminhados para tratamento hospitalar, enquanto os que foram diagnosticados sem imunidade contra a Hepatite B, vão poder se vacinar contra a doença, novamente durante realização da campanha nacional de vacinação em abril realizada no hospital.
Servidores que não realizaram os testes terão uma nova oportunidade durante o mês de abril, quando a mesma ação será repetida a fim de abranger um maior número de funcionários. O núcleo de epidemiologia hospitalar do Socorrão I já promoveu este ano diversas outras campanhas, abordando temas como a prevenção de hepatite, leptospirose e dengue.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...