sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Prefeitura cumpre meta de vacinação contra a raiva

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), cumpriu a meta estabelecida para a campanha contra a raiva na capital maranhense. No total, foram vacinados, desde o dia 19 do mês passado, 150.078 animais, número 7,1% superior à meta estipulada pelo próprio Município, no início das atividades, que era de 140 mil animais vacinados.

Um dos fatores apontados pela secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, para o sucesso da campanha foi o trabalho dos 250 agentes de endemias, que aplicaram as doses contra a raiva no público-alvo de casa em casa. "Manter a raiva longe da população ludovicense, essa foi a determinação expressa do prefeito Edivaldo; por isso, mudamos as estratégias, não medimos esforços e mobilizamos agentes e gestores, com o objetivo de cumprir a meta e afastar a possibilidade de surto da doença", disse.

A superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Semus informou ainda que, durante as atividades de vacinação, encerradas na última terça-feira, os sete distritos da capital maranhense (Centro, Coroadinho, Cohab, Bequimão, Tirirical, Vila Esperança e Itaqui-Bacanga) foram cobertos.

Após a conclusão da campanha, a Semus vai intensificar a vigilância e monitorar possíveis casos de raiva. "Com esse trabalho, a doença está controlada, mas se um caso suspeito for detectado, vamos tomar as medidas necessárias para evitar que o vírus se espalhe", disse o diretor do Centro de Controle de Zoonozes, João Batista Pires.

A raiva é uma doença transmitida aos seres humanos por meio da saliva dos animais infectados. Os principais sintomas da enfermidade são: febre, dor no local da mordida, perda da função muscular, entre outros.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...