segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Prefeitura e Exército levam música para praças de São Luís

A Prefeitura de São Luís, através da Subprefeitura do Centro Histórico, e o Exército Brasileiro lançaram neste sábado, 21, o projeto "Banda na Praça", levando música instrumental de qualidade para as praças da capital maranhense. Além de música, o projeto promove ações sociais e de saúde, com realização de exames como aferição de pressão, ações de prevenção ao diabetes e informações de combate às drogas e à prostituição infantil. Com a parceria do SESC, a primeira edição do projeto aconteceu na Praça do Pantheon, centro da capital.

Dezenas de pessoas que passaram pelo local pararam para prestigiar e usufruir da boa música. Foi o caso da aposentada Walquíria Bayma, 69 anos, que disse ter relembrado de bons momentos da vida e viu na ação um resgate à boa música e às tradições culturais. Morando de Angra dos Reis-RJ, dona Walquíria disse que esta será uma das melhores lembranças que levará do Maranhão. "Estou extasiada. Eu ganhei meu dia. Hoje é tão difícil reunir coisas para melhorar a mente. Nós não escutamos mais músicas lindas como estas. Pra mim, está sendo maravilhoso este projeto".

O subprefeito, Fábio Henrique Carvalho, destacou a amplitude do projeto, levando uma série de ações, com espaço ainda para a divulgação da música das bandas do exército e da Guarda Municipal, revitalizando o Centro Histórico, conforme orientação expressa do prefeito Edivaldo. "Hoje, está se apresentando a banda do quartel. Na próxima edição, teremos a banda da Guarda municipal. Vamos estender também à banda da Polícia Militar e fazer com que estas bandas tenham um ambiente de espetáculo ao ar livre, onde possam ser admiradas por todos que desfrutam do Centro", afirmou.

A banda do 24º BC - Batalhão de Infantaria Leve - tocou um repertório variado de músicas maranhenses, hinos, clássico, samba, MPB, alternando entre músicas leves e dançantes. A banda, formada por 40 membros, é composta de músicos selecionados em concurso do 24º BC. O evento marcou o início das comemorações dos 145 anos do Batalhão, que foi originado justamente na região da Praça Deodoro, em 1870. "Esta parceria que está sendo feita entre a Prefeitura e o Exército é muito positiva. Estamos levando música para as praças, mostrando o valor e a beleza da cultura que também é produzida pelo exército", afirmou o Coronel Azevedo.

Quem passava apenas para fazer compras na Rua Grande, também não resistiu em ficar e acompanhar algumas músicas marcadas pelos tons suaves dos instrumentos de sopro e as batidas fortes da percussão. Uma harmonia que chamou a atenção da comerciante Márcia Mesquita, 25 anos, que também admirou a apresentação. "Eu vinha escutando no ônibus e achei interessante ver. É muito bonito e já anima o nosso dia".

O Comandante Mota, da Guarda Municipal de São Luís, destacou a importância cultural da presença das bandas militares de guardas em eventos oficiais ou como estes, onde se pode levar alegria aos cidadãos. "Este projeto é muito importante, pois leva alegria para as praças com as bandas oficiais, que têm tradição brasileira e devem ser preservadas e fomentadas", avaliou. A banda da Guarda Municipal é composta por cerca de 50 músicos.

A segunda edição do projeto Banda na Praça será dia 07 de março, em comemoração ao Dia da Mulher.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...