segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Prefeitura oferece 350 vagas em cursos na área de Educação Especial


A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) inicia nesta segunda-feira (23), as matrículas em quatro cursos na área de Educação Especial. Serão oferecidas 350 vagas, das quais 10% são para pessoas da comunidade em geral e os outros 90% para profissionais da rede municipal de ensino. As inscrições estão abertas para os cursos de Libras, Braille, Soroban e Educação Especial em Contexto.

A oferta de formações na área de Educação Especial se insere na política do prefeito Edivaldo de valorização dos servidores e também de garantia de uma sociedade cada vez mais inclusiva. "Por meio dos cursos oferecidos pela área de Educação Especial, capacitamos nossos professores para lidar com os estudantes que com necessidades especiais, facilitando a sua comunicação, possibilitando melhores condições de trabalho e de aprendizado e viabilizando a inserção desses estudantes no ambiente escolar", disse o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.

As inscrições podem ser feitas na Superintendência da Área de Educação Especial da Semed, situada na Rua Sete de Setembro nº 211, Centro. As inscrições estão abertas até o dia 27 de fevereiro. De segunda a quinta-feira, o horário de atendimento para realizar a inscrição em um dos cursos da área de Educação Especial será de 8h às 12h e de 14h às 17h30. Já na sexta-feira, o atendimento será feito somente no turno matutino.

Para efetivar a matrícula, o interessado deve preencher o formulário de inscrição entregue no local de inscrição e apresentar o original da carteira de identidade, do CPF e de um comprovante de residência. Aos profissionais do magistério municipal é necessária ainda a apresentação de comprovação de lotação na rede de ensino da Prefeitura de São Luís.

Cursos

Para o curso de Libras, serão oferecidas 50 vagas em duas turmas de 25 alunos cada. As aulas serão realizadas no turno vespertino. Neste curso, o participante terá a oportunidade de se capacitar em temas como: "A pessoa surda: conceitos, identidade e cultura", "Educação de surdos: aspectos filosóficos e históricos", "Legislação da Língua Brasileira de Sinais", "Sistema de transcrição da Libras", "Aspectos gramaticais e linguísticos da Libras" e "Léxico Básico da Libras".

Já para "Braille em Contexto" serão oferecidas 80 vagas em quatro turmas de 20 cursistas cada uma, sendo uma turma no turno matutino, duas turmas no turno vespertino e uma turma no período noturno. A carga horária do curso é de 120 horas e permitirá aos alunos acesso ao conhecimento sobre "Conceito de Deficiência Visual", "Histórico do Sistema Braille", "Alfabeto Braille", "Sistema Braille no Brasil", "A Comunicação e a relação Interpessoal com a Pessoa Cega", "Código Braille", "Normas de Aplicação do Sistema Braille", "Código Matemático Unificado", "Parágrafos e Parágrafos Jurídicos", "Elementos Químicos", "Disposição do Texto Braille" e "Grafia Braille para Informática".

Para o curso de Soroban, a Semed oferecerá 20 vagas para uma turma que funcionará no turno vespertino. O curso possui carga horária de 120 horas e possibilita aos cursistas adquirir conhecimentos sobre "Conceito de Deficiência Visual", "A comunicação e a relação interpessoal com a pessoa cega", "Histórico do Soroban", "O ensino e o uso do Soroban na contemporaneidade", "Pré-Soroban", "Formação de Números", "Operações Fundamentais", "Operação com números decimais", "Potenciação", "Fatoração", "Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC)", "Radiciação", "Números Fracionários", "Operações com frações homogêneas e heterogêneas" e "Números Mistos".

Já para "Educação Especial em Contexto" serão disponibilizadas 100 vagas para o turno vespertino e outras 100 para o noturno - totalizando 200 vagas. O curso tem carga horária de 120h e trata de temáticas como "Políticas Públicas de Inclusão", "Neurociência", "Deficiência Intelectual", "Transtorno Global do Desenvolvimento - Autismo", "Transtornos Funcionais Específicos", "Deficiência Visual/ Surdo cegueira", "Surdez", "Sala de Recursos", "Deficiência Física/ Acessibilidade" e "Altas Habilidades/Superdotação".

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...