quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Prefeitura entrega kits de trabalho a mobilizadores do Projovem Urbano

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta semana a entrega de kits de trabalho para 40 mobilizadores que atuarão junto às comunidades intensificando a busca por matrículas para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano). São ofertadas 2100 vagas e o prazo de inscrição vai até o dia 23 de fevereiro. O programa, de iniciativa do governo federal, é executado em parceria com o município de São Luís de acordo com a política  que visa garantir o acesso à escolaridade para toda a população.


A entrega dos materiais foi oficializada no auditório da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Alberto Pinheiro, no Centro. Cada kit é composto por camiseta, fichas de inscrição, cartazes, folders, caneta, lápis, borracha e apontador. O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, participou da solenidade e enfatizou a importância do trabalho que será desenvolvido pelos mobilizadores. "Quero que todos tenham noção da felicidade que vocês vão ajudar a construir, na medida em que vão ajudar as pessoas a cumprir uma etapa do ensino e ainda ter um instrumento para geração de renda", disse o titular da Semed aos mobilizadores.


Para Jonatan Almeida Bertoldo, integrante da equipe de mobilização, desenvolver o trabalho será uma gratificação pessoal. "Eu já desenvolvo um trabalho junto à comunidade do Barreto e adjacências. Para mim, será gratificante poder ajudar novamente aquelas pessoas e contribuir para a Educação delas", declarou. Já Lídia Vieira, pedagoga, destacou que o trabalho lhe permitirá ter novas vivências. "Poder contribuir para a Educação de uma forma diferenciada e conhecer pessoas com uma realidade diversa da minha serão fatores motivantes que possibilitarão uma grande experiência de vida para mim", analisou.

MATRÍCULAS

O Projovem Urbano é voltado para jovens de 18 a 29 anos e tem duração de um ano e meio. Nesse período, os participantes do programa concluem o Ensino Fundamental, fazem um curso de iniciação profissional com certificado, têm aulas de informática e recebem uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 100. Para os jovens que já têm filhos, o Projovem disponibiliza ainda salas de acolhimento, onde pedagogos e cuidadores receberão as crianças de até oito anos e desenvolverão atividades lúdicas enquanto os pais assistem às aulas.

Para efetivar a inscrição, o interessado deve apresentar original e cópia dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, comprovante de residência e Histórico Escolar ou Declaração Escolar que informe último ano cursado pelo jovem. Caso o interessado não possua histórico ou a declaração escolar, será realizado um teste de proficiência no ato da matrícula, que comprove o nível de escolaridade do estudante. para efetivá-la", explicou a coordenadora do Projovem Urbano em São Luís, Karla Santos.

Os cursos de iniciação profissional pertencem a três arcos profissionais diversos: Construção e Reparos II ( curso de eletricista de instalações, trabalhador da manutenção de edificações, instalador e reparador de linhas e aparelhos de telecomunicações e instalador de sistemas de telecomunicações); Serviços Pessoais (curso de depilador, cabeleireiro, maquiador, manicure e pedicure); e Telemática (curso de helpdesk/operador de microcomputador, assistente de vendas e telemarketing).

BOX: LOCAIS DE MATRÍCULA DO PROJOVEM URBANO COM ENDEREÇO COMPLETO
1 - UEB. ROSENO DE JESUS MENDES:
Avenida José Ribamar de Oliveira, s/nº - Vila Janaína.
2- UEB TANCREDO NEVES:
Avenida Este, Unidade 201, nº 500 - Cidade Operária.
3 - UEB CIDADE OLÍMPICA:
Avenida 29 de Dezembro, Nº 50, Quadra 39, Bloco B - Cidade Olímpica.
4 - UEB ALBERTO PINHEIRO
Rua do Passeio s/nº - Centro (antigo prédio do Colégio Dom Bosco).
5 - UEB MONSENHOR FREDERICO CHAVES
Rua Presidente Dutra, nº 200, Sítio Campinas - São Francisco.
6 - UEB OLINDA DESTERRO
Avenida Brasil, nº 100 - Vicente Fialho.
7- UEB RUBEM ALMEIDA
Rua da Mangueira, nº 400 "B" - Coroadinho.
8 - UEB NEWTON NEVES
Avenida Principal, nº 100 - Vila Palmeira.
9 - UEB MINISTRO MÁRIO ANDREAZZA
Rua Correa de Araújo, nº 400 - Liberdade.
10 - UEB PROFA. ROSÁLIA FREIRE
Avenida dos Portugueses nº 1000 - Vila Izabel.
11 - UEB PROFESSOR JOÃO DE SOUZA GUIMARÃES
Avenida Argentina, nº 94 - Divinéia.
12 - UEB PROFESSOR LUZENIR MATA ROMA
Avenida Este Interna, Unidade 205, nº 100 - Cidade Operária.
13 - SUPERINTENDÊNCIA DA ÁREA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA SEMED
Rua de São João, nº 452 - Centro.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...