sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Jovem preso por ameaça de bomba nos EUA está no Brasil, diz advogada

Jovem preso por ameaa de bomba nos EUA est no Brasil diz advogada
O brasileiro Francisco Fernando Cruz, de 23 anos, preso em janeiro do ano passado nos Estados Unidos por enviar e-mails à polícia e à TAM Linhas Aéreas com ameaças de bomba em um avião chegou ao Brasil nesta quinta-feira (19). A informação foi confirmada ao G1 pela advogada da família, Patrícia Fernanda Rodrigues Del Mastro. "Ele chegou por volta das 12h no Brasil e deve ir para Sorocaba, onde mora, durante à noite. Ele está bem e agora quer descansar", afirma. O G1 também tentou contato com a mãe do jovem, Claudia Cruz, mas ela não foi encontrada para comentar o assunto.
Em entrevista ao G1 em maio de 2014, Cláudia Cruz, mãe do estudante, informou que o filho tinha sido condenado a um ano e um dia de prisão. Ela entrou em contato com ele após a decisão e Francisco disse que estava consciente da punição. “Ele estava tranquilo e disse para eu não ficar preocupada. Ele sabe que errou e me falou que poderia ser pior. Sabemos que a punição era preciso, afinal, ele errou e tinha que pagar por isso”, comentou a cabeleireira.
A liberação do brasileiro do Centro de Detenção Irwin County também foi confirmada pelo site Immigration and Customs Enforcement (Imigração e Aplicação Alfandegária). "Francisco deve falar sobre a sua prisão em breve, mas agora ele pediu para descansar. Irei conversar com a família para saber quando será o melhor momento para ele receber a imprensa para falar sobre o assunto", ressalta a advogada.
A advogada do rapaz disse ainda que já tinha conhecimento do retorno de Francisco ao Brasil há algum tempo, mas a informação não foi divulgada a pedido da família do rapaz. "Eu já sabia que ele ia voltar nesta quinta-feira e o Itamaraty já tinha me passado todas as informações, mas a família pediu sigilo", frisou a advogada. A mãe do jovem, Cláudia Cruz, que mora em Sorocaba, já havia garantido ao G1 que o retorno do filho seria uma libertação para toda a família que sofreu com o caso.
Entenda o caso
O sorocabano foi preso no dia 9 de janeiro em Miami, nos Estados Unidos. A polícia americana publicou a queixa em seu site informando que Francisco, que morava nos EUA havia dois anos, tinha enviado no dia 8 um e-mail ao Departamento de Polícia de Miami (MDPD) e à TAM Linhas Aéreas alertando sobre a existência de uma bomba em um avião da empresa.
A mensagem informava: "Flight must not take off. Targeted. It will go down. Retaliation. Cargo is dangerous. Be advised" (Voo não deve decolar. Marcado. Vai cair. Retaliação. Carga é perigosa. Estejam avisados). Segundo a polícia americana, o Departamento de Polícia de Miami rastreou a origem da mensagem e concluiu que ela foi enviada de um computador na Montclair State University, na cidade de Montclair, estado de Nova Jersey.
A polícia teve acesso às imagens que mostram o terminal de computador usado para enviar a mensagem. "A segurança pública de quem viaja é fundamental, e quaisquer ameaças feitas para perturbá-la serão investigadas sem impunidade", declarou JD Patterson, diretor do MDPD.
Na época, a assessoria da TAM Linhas Aéreas afirmou que foi notificada pelas autoridades do EUA sobre a suposta presença de bombas a bordo de uma de suas aeronaves.
"Para garantir a segurança dos clientes e da tripulação, a companhia, como já fez em outras circunstâncias de alarme falso, reforçou a inspeção de todas as cargas despachadas, assim como aos passageiros", diz a nota.
Ainda segundo a TAM, após investigações, foi confirmada que a ameaça era falsa. "Nenhum risco foi detectado à segurança do voo JJ8043. A aeronave decolou normalmente, no horário previsto", completa a nota.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...