segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Carlos Jorge Avelar Silva é empossado no cargo de procurador de justiça

  
cj 1
Carlos Jorge Avelar Silva chega à segunda
instância da instituição após 25 anos
de atuação ministerial
cj 2
Procuradora Flávia Tereza de Viveiros Vieira, secretária do Colégio de Procuradores,
fez a leitura do Termo de Posse
cj 3
Autoridades e convidados acompanharam a cerimônia
cj 4
Ao lado do procurador-geral em exercício,
Francisco das Chagas Barros de Sousa,
Carlos Avelar assinou o Termo de Posse
cj 5
Promotora Elisabeth Albuquerque,
representando a Ampem, discursou
na solenidade
cj 6
Colégio de Procuradores reuniu-se
 com o novo procurador
cj 7
Familiares e amigos prestigiaram a posse de Carlos Avelar
cj 9
Carlos Avelar reafirmou o compromisso com a promoção da justiça
Foi empossado nesta sexta-feira, 6, em sessão ordinária do Colégio de Procuradores de Justiça, o novo procurador de justiça do Ministério Público do Maranhão, Carlos Jorge Avelar Silva. O evento, que foi presidido pelo procurador-geral de justiça em exercício, Francisco das Chagas Barros de Sousa, contou com a participação de membros e servidores do MP, juízes, defensores públicos, familiares e convidados.

Eleito pelo Conselho Superior do Ministério Público, no último dia 30, Carlos Jorge Avelar ocupa a vaga aberta com a aposentadoria do procurador Cézar Queiroz Ribeiro.
Após os atos protocolares da cerimônia de posse, o novo procurador de justiça foi saudado por membros da instituição. A promotora de justiça Elisabeth Albuquerque, que representou a Associação do Ministério Público do Maranhão (Ampem), disse da satisfação em compartilhar da vitória alcançada pelo procurador com a chegada à segunda instância da instituição e enalteceu a  atuação de Carlos Avelar nas comarcas por onde atuou.
Em seu pronunciamento, o procurador de justiça empossado proferiu palavras de agradecimento a todos que contribuíram na sua trajetória profissional: familiares, colegas promotores e procuradores, magistrados, servidores do Ministério Público e líderes espirituais.
Ao se referir aos familiares, fez questão de destacar dois deles, que também são membros do Ministério Público: o irmão Paulo Avelar, titular da 1ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Educação, e a esposa Marinete Ferreira Silva Avelar, da 2ª Promotoria da Pessoa com Deficiência, ambas de São Luís.
"Sinto-me revigorado, rejuvenescido com o desafio, ao ingressar em um novo ciclo na carreira", afirmou, dirigindo-se ao Colégio de Procuradores. Carlos Avelar reafirmou seu compromisso com a promoção da justiça e com o engrandecimento do Ministério Público.
Decano do Colégio de Procuradores, o procurador de justiça Eduardo Hiluy Nicolau acentuou as virtudes de Carlos Avelar e revelou ter votado nele em todas as vezes que se candidatou ao cargo.
O procurador-geral em exercício, Francisco das Chagas Barros, fechou as saudações, enumerando os desafios que a instituição ministerial tem pela frente, diante dos graves problemas que atingem o país na atualidade, e garantiu que o novo procurador de justiça possui todas as qualidades para contribuir com  essa tarefa. "Carlos Avelar sempre cumpriu com brilho o seu labor e reúne todos os predicados para fortalecer e engrandecer o Ministério Público do Maranhão".
DADOS DO PROCURADOR
Tendo ingressado no MPMA em 1990, o novo procurador foi titularizado, no ano seguinte, na Comarca de Tutóia. Ao longo da carreira, passou pelas comarcas de Araioses, Brejo e Pinheiro.
Chegou à entrância final, por merecimento, em 1994. Desde 2012, exercia a titularidade da 32ª Promotoria de Justiça Criminal de São Luís.
Redação: José Luís Diniz (CCOM-MPMA)
Fotos: Johellton Gomes (CCOM-MPMA)

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...