sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Prefeito de São Mateus suspende coleta de lixo na cidade

São Mateus virou um lixão a céu aberto depois da decisão do prefeito Miltinho Aragão (PSB) de suspender a coleta de lixo na cidade, após protestos da comunidade Bela Vista contra um lixão da prefeitura localizado nas proximidades do bairro. A manifestação foi iniciada há uma semana e os moradores bloquearam as ruas de acesso ao lixão para cobrar da prefeitura a interdição do local, responsável pela proliferação de doenças na região.
O bairro Bela Vista fica localizado dentro de uma área de assentamento do INCRA, no perímetro urbano do município. Cerca de 40 moradores se revezam nos pontos de bloqueio e impedem que os caminhões de lixo da prefeitura trafeguem pelo local. O lixão já está a cerca de 80 metros das residências.

“Nós não suportamos mais. O lixo está quase dentro das nossas casas. Cobramos do prefeito uma solução, mas ele nem nos recebe. Uma criança do bairro foi parar no hospital de Presidente Dutra com calazar, contaminada nesse lixão. Espero que o poder público acorde e resolva nosso problema”, afirmou a líder comunitária, Olga da Silva.

Segundo os manifestantes o prefeito se recusa a negociar a transferência do lixão e, como represaria, determinou que fosse suspenso o fornecimento de água no bairro.

“Chamamos o prefeito para conversar e o recado que ele mandou foi cortar a água do bairro. Estamos há uma semana sem água, pois o carro pipa que abastece a caixa d’água foi suspenso. Nós já chamamos ele aqui três vezes, mas nunca veio. Na campanha fez muita promessa que iria melhorar o bairro novo e agora faz isso. É uma grande decepção”, revelou o manifestante José Luis.

Justiça concede liminar garantindo a coleta

Ruas e avenidas da cidade estão tomadas de lixo depois que o prefeito suspendeu a coleta e em nota a Administração responsabilizou um advogado da cidade por supostas ameaças aos caçambeiros. Diante da gravidade, inclusive do perigo que o lixo acumulado representa para a saúde da população, a Prefeitura entrou com um pedido de liminar. A decisão saiu na tarde de quinta-feira (22) determinando a retomada da coleta de lixo. Em contato com a assessoria da Prefeitura, o Blog foi informado de que até o final de semana todo o lixo acumulado nas ruas será retirado.

A coleta do lixo é outra polêmica. O prefeito Miltinho Aragão contratou a empresa M. DA G. F. SERRA & CIA, no valor total de R$ 945.410,00 (novecentos e quarenta e cinco mil e quatrocentos e dez reais), para realização de limpeza na cidade.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...