Seis por metade de meia duzia...

"aquilo que se faz por amor está além do bem ou do mal". - Nietzsche

terça-feira, 17 de junho de 2014

Turistas se encantam com beleza das manifestações culturais no arraial da Maria Aragão

As indumentárias, coreografias e músicas dos grupos folclóricos que têm se apresentado no arraial promovido pela Prefeitura de São Luís, na Praça Maria Aragão, tem chamado a atenção de maranhenses e turistas. Munidos de câmeras fotográficas ou celulares, os visitantes tentam registrar o máximo de imagens para levar como recordação e também para divulgar entre os amigos a beleza das tradições juninas de São Luís.

A turista Beatriz Heineck, do Rio Grande do Sul, chegou ao Terreiro da Maria no início da apresentação da dança portuguesa “Tradição de Portugal”, primeira atração da noite de segunda-feira (16), e fez questão de tirar fotos ao lado dos integrantes da brincadeira. “Que roupas lindas e que riqueza de detalhes”, declarou ao grupo.

Ela visita a capital maranhense pela segunda vez e recebe informações diárias sobre os grupos folclóricos de São Luís por intermédio do filho. “Ele mora aqui e me passa os nomes das brincadeiras. Sei inclusive que vários grupos já viajaram para outros países e fizeram belíssimas apresentações no exterior”, destacou.

O turista francês Bernard Dubois que também foi ao arraial na segunda, acompanhado de dois amigos maranhenses, aproveitou para captar em uma câmera todos os movimentos das dançarinas da dança cigana “Henrique Lobão”. Ele disse gostar da coreografia apresentada pelos grupos de boi. “O ritmo é forte e os integrantes conseguem acompanhar a cadência com muita desenvoltura”, observou.

A maranhense Anildes Guterres, que reside em João Pessoa (PB) há dez anos, mesmo tendo conhecimento das principais manifestações do Estado sempre se emociona quando retorna a São Luís no período junino. “Cada dança, cada toada que ouço lembro a infância aqui. Mesmo longe, sinto orgulho da cultura da minha terra”, afirmou.

A Prefeitura de São Luís, por meio de parceria entre a Fundação Municipal de Cultura (Func) e a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), montou o Espaço do Turista, próximo ao palco do arraial na Praça Maria Aragão. Quem procura a barraca, assina um livro de presença e recebe um guia com a programação do São João de São Luís. O local serve como ponto de apoio aos visitantes. “Todas as noites temos recebidos de dez a quinze turistas, conforme o registro das assinaturas”, informou a técnica em turismo da Setur, Cinara Carvalho.

ESTREIA

Na quarta noite de programação do Terreiro da Maria, além das apresentações dos grupos “Tradição de Portugal” e “Henrique Lobão”, o público pode conferir o show “Fuliá de São João” com Oberdan Oliveira e banda, e o Bumba-meu-boi de Matraca de Itapera de Maracanã. Houve ainda a première de apresentações do boi do CEIC, tido como primeiro bumba-meu-boi de orquestra de São Luís.

O grupo completou 30 anos no mês passado. O vice-presidente, Walison Haickel, contou que para comemorar o trigésimo aniversário da manifestação, foi feito um resgate de toda a história do boi. “Nossa indumentária deste ano é uma homenagem às primeiras apresentações, assim como as toadas”.

Walison Haickel também falou da emoção de ver o grupo fazer a estreia da nova temporada 2014 no arraial da Prefeitura de São Luís. “Todos os anos, estamos aqui, participando dos festejos juninos do Município, mas hoje, o coração bate mais forte”, afirmou.

O boi do CEIC tem como data de nascimento o dia 2 de maio de 1984. Originário do bairro da Alemanha, seus primeiros integrantes foram os alunos do Jardim de Infância Pimentinha. Na época, a brincadeira recebeu a alcunha de “Boi Flor do Pimentinha”. A mudança no nome ocorreu no ano seguinte, devido a uma promessa da professora Socorro Serra, diretoria da escolinha, e que agora faz parte da diretoria do grupo.

PROGRAMAÇÃO

A programação do arraial da Maria Aragão continua nesta quarta-feira (18) com atrações que prometem animar os brincantes. A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura, oferece aos visitantes do Terreiro da Maria 209 atrações em 17 dias de festa.

A coordenadora do São João 2014, Camila Grimaldi, destacou que a Func desenvolveu uma programação que valoriza as manifestações populares e a cultura local. “Com as atrações selecionadas por meio de editais montamos uma programação vasta para o público que visitará o arraial. Com apresentações com cantores da terra e grupos populares, o arraial é um momento de celebração e confraternização entre os brincantes”, afirmou.

Nesta quarta, a programação tem início às 19h com a Dança Cigana “Coração Cigano” e prossegue até a meia noite, finalizando com o Bumba-meu-boi de Orquestra Upaon Açu. Também farão parte das atrações o Cacuriá Adolescentes Seguidores de Cristo; o show “Acende a Fogueira”, com Gilvan Mocidade; o Grupo Alternativo Boizinho Encantado e o Bumba-meu-boi de Zabumba da Vila Passos.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...