Seis por metade de meia duzia...

"aquilo que se faz por amor está além do bem ou do mal". - Nietzsche

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Joaquim Barbosa é o segundo mais influente e seu apoio pode decidir eleições 2014; diz Datafolha


 
Presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa
 
Se quiser, o atual presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, poderá ter  papel de grande peso nas eleições deste ano. Mesmo sem ser candidato.
O levantamento do Datafolha finalizado nesta quinta-feira (5) mostra que o magistrado seria a segunda personalidade mais influente da eleição, atrás apenas do ex-presidente Lula.
Estimulados pelo instituto, 26% dos eleitores afirmam que "com certeza" votariam num candidato indicado por Barbosa. Além disso, outros 26% dizem que "talvez" pudessem votar em alguém apoiado por ele.
Ainda que pesquisas desse tipo não tenham sido feitas em outras eleições, não parece arriscado dizer que se trata de uma situação inédita no Brasil.
 
Desde a redemocratização do país, em 1985, é difícil lembrar de outra personalidade do Poder Judiciário que tenha alcançado qualquer projeção política comparável à de Barbosa, o relator do processo do mensalão.
O ex-presidente Lula, o principal cabo eleitoral pela reeleição da presidente Dilma Rousseff, continua liderando o ranking de influência.
Hoje, 36% dizem que "com certeza" votariam em alguém apoiado pelo petista (taxa ligeiramente maior que o atual desempenho de Dilma em intenções de voto, 34%).
Outros 24% afirmam que "talvez" votassem em alguém indicado por Lula.
 
Os principais adversários de Dilma já demonstraram interesse em atrair Barbosa, que há alguns dias anunciou a antecipação de sua saída do Supremo.
O magistrado, porém, tem dado sinais de que se manterá distante da eleição. Talvez nem esteja no Brasil durante a campanha, afirmou.
Cotado durante vários meses para ser ele mesmo candidato a presidente ou a senador pelo Rio de Janeiro, Barbosa chegou a marcar 14% das intenções de voto no Datafolha.


Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...