terça-feira, 8 de outubro de 2013

Prefeitura promove Ação de Mobilização contra a Tuberculose

O Programa de Controle de Tuberculose da Unidade Mista Itaqui-Bacanga, desenvolvido pela Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realiza nesta próxima quarta-feira (9), a partir das 8h30, uma Ação de Mobilização contra a Tuberculose. A atividade acontece na Unidade Mista Itaqui-Bacanga com café da manhã para os portadores de tuberculose em tratamento, além da realização de palestras e distribuição de material educativo.
 
O distrito Itaqui-Bacanga abriga uma população vulnerável e é considerada área de grande incidência. Neste distrito, oito unidades de saúde atendem essa demanda. O Programa de Controle de Tuberculose tem parceria com a Vigilância Estadual.
 
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa transmitida pelas vias aéreas, através de gotículas de saliva expelidas quando a pessoa fala ou tosse. Apesar de acometer vários órgãos, somente a forma pulmonar é transmissível. A doença continua sendo mundialmente um importante problema de saúde, exigindo o desenvolvimento de estratégias para o seu controle, considerando aspectos humanitários, econômicos e de saúde pública.
 
Anualmente, morrem 4,5 mil pessoas no Brasil por tuberculose, porém é uma doença 100% curável quando o tratamento é realizado corretamente. A adesão ao tratamento é de suma importância para a cura, mas fatores psicossociais impedem essa adesão. Taxas de cura inferiores à meta preconizada de 85% e de abandono superiores a 5% demonstram a necessidade de aumentar a qualidade na cobertura do tratamento diretamente observado no País.

Nenhum comentário:

Faça seu pedido de amizade no FACEBOOK...

Click na imagem...